Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12848
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Jan-2014
Autor(es): LOBATO, Vívian da Silva
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: Educação, memória e história: possíveis enlaçes
Citar como: LOBATO, Vivian da Silva. Educação, memória e história: possíveis enlaçes. Margens, online, v. 8, n. 10, p. 65-75, jan. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v8i10.2706. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12848. Acesso em:.
Resumo: O presente artigo propõe-se a discutir a questão da memória individual e coletiva e os enlaces desta com a educação. O referencial teórico-metodológico está assentado nos estudos de Ecléa Bosi (1994; 2003) sobre memória e na teoria sobre memória social de Maurice Halbwachs (1993). Segundo os referidos autores, os processos memorativos são relacionados a campos de significação na vida do sujeito que recorda. Nesta perspectiva, entende-se que os estudos de memória em educação, com o aporte de alguns autores da Psicologia Social - Ecléa Bosi (1994; 2003); Maurice Halbwachs (1993), ajudam a elucidar a compreensão dos fenômenos educativos, das inquietações e dos desafios que na contemporaneidade têm mobilizado pesquisadores e professores. Entende-se ser relevante esse olhar sobre o passado, uma vez que esse encontro com a historicidade da educação possibilita fecundas formas de produzir novos saberes que possam ser investidos nas práticas educativas de nosso tempo.
Abstract: This article proposes to discuss the issue of individual and collective memory and the links with the education. The theoretical and methodological studies sits in Ecléa Bosi (1994, 2003) on memory and theory of social memory by Maurice Halbwachs (1993), according to these authors, memorativos processes are related to fields of meaning in the life of the subject which recalls. In this perspective, it is understood that the memory studies in education, with the contributions of some authors of Social Psychology - Ecléa Bosi (1994, 2003), Maurice Halbwachs (1993), help to elucidate the understanding of educational phenomena, the concerns and challenges that have mobilized in contemporary researchers and teachers. It is understood that look to be relevant about the past, given that this encounter with the historicity of education provides fruitful ways to produce new knowledge that can be invested in the educational practices of our time.
Palavras-chave: Educação
Memória
História
Education
Memory
History
Título do Periódico: Margens
ISSN: 1982-5374
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte URI: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2706
Identificador DOI: 10.18542/rmi.v8i10.2706
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_EducacaoMemoriaHistoria.pdf320,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons