Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12864
Tipo: Artigo de Periódico
Fecha de publicación : ago-2014
Autor(es): TAVARES, Roseane Bittencourt
SILVA, Hilton Pereira
metadata.dc.description.affiliation: SILVA, H. P. Universidade Federal do Pará
Título : Educação em saúde e ambiente em comunidades quilombolas do Pará/Brasil
Citación : TAVARES, Roseane Bittencourt; SILVA, Hilton Pereira. Educação em saúde e ambiente em comunidades quilombolas do Pará/Brasil. Margens, online, v. 8, n. 11, p. 132-144, ago. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v8i11.3246. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12864. Acesso em:.
Resumen: Há poucas iniciativas de educação em saúde e ambiente em quilombos no Pará. Neste artigo a educação é proposta como uma forma de contribuir para a minimização dos problemas de saúde nessas populações. O trabalho se baseia em dados de pesquisa de campo, realizada em quatro comunidades, e em informações bibliográficas. A metodologia incluiu um diagnóstico socioecológico das comunidades e a elaboração de um programa de educação em saúde, planejado para crianças entre 5 e 11 anos de idade, que foi implementado como piloto nas comunidades África e Laranjituba, pormeio de exposição interativa sobre os temas diagnosticados (gripe, cáries, anemia, micoses e verminoses). Em seguida, para avaliar as atividades, foi distribuído um exercício didático criado especificamente para o programa. O teste mostrou que a maioria dos participantes (68%) absorveu o conteúdo desejado. Sugere-se essa abordagem como uma possível estratégia de ação, visando contribuir para melhorar a qualidade de vida dos quilombolas.
Resumen : There are few initiatives about health and environment education in quilombos in Pará. In this article education is seen a way to contribute to the reduction of health problems in these populations. The research is based on data collected in field work in four communities and bibliographic information. The methodology included the socioecological characterization of the communities, and the creation of a health education program planed for children between the ages of 5 and 11 years, which was implemented as a pilot in the communities África and Laranjituba through an interactive discussion about the main themes identified (flu, dental cavities, anemia, mycoses and intestinal worms). Following, to evaluate the activities a didactic exercise created especially for the program was applied. The test showed that the majority of the participants (68%) apprehended the desired information. It is suggested that this approach be used as a possible strategy of action to contribute to the improvement of the quilombola’s quality of life.
Palabras clave : Amazônia
Doenças
Educação em saúde e ambiente
Quilombos
Políticas públicas
Diseases
Health and environment education
Public policies
Series/Report no.: Margens
ISSN : 1982-5374
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source.uri: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/3246
metadata.dc.identifier.doi: 10.18542/rmi.v8i11.3246
Aparece en las colecciones: Artigos - Margens/UFPA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_EducacaoSaudeAmbiente.pdf164,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons