Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12877
Tipo: Artigo de Periódico
Fecha de publicación : jun-2015
Autor(es): LOBATO, Lídia Sarges
PINHEIRO, Delisa Pinheiro
RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
Título : A tradição do brinquedo de miriti no currículo das escolas do município de Abaetetuba: iniciando o debate
Citación : LOBATO, Lidia Sarges; PINHEIRO, Delisa Pinheiro; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas. A tradição do brinquedo de miriti no currículo das escolas do município de Abaetetuba: iniciando o debate. Margens, online, v. 9, n. 12, p. 341-359, jun. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3093. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12877. Acesso em:.
Resumen: Este artigo resulta da pesquisa que tem como um dos objetivos analisar as relações de gênero em dois ateliês de produção do brinquedo de miriti. A experiência etnográfica está em curso e a produção de informações já nos permite reflexões introdutórias, pois a observação cotidiana e as conversações com os interlocutores e interlocutoras possibilitaram nossa entrada no mundo dos costumes e na cultura do lugar. O trabalho está organizado da seguinte maneira: iniciamos com a invenção da tradição do brinquedo de miriti, para, em seguida, tratar do processo de produção artesanal e generificado comum aos dois ateliês. Encerramos com uma reflexão sobre a pedagogia cultural dos ateliês e a necessidade de inclusão da tradição do brinquedo de miriti no currículo oficial das escolas municipais.
Resumen : This article results from research that has as one of the objectives to analyze the gender relations in two production workshops of miriti toys. the ethnographic experience is ongoing and the production of information allows us to have introductory re ections because the daily observation and discussions with the interlocutors enabled our entry into the world of custom and culture of the place. the e work is organized as follows: we started with the invention of miriti toy tradition so then deal the handmade production and gendered common to the two workshops process. We ended with a reflection about the cultural pedagogy of workshops and the need for inclusion of the miriti toy tradition in the official curriculum of public schools.
Palabras clave : Tradição do brinquedo de miriti
Relações de gênero
Pedagogia cultural
Currículo
Miriti toy tradition
Gender relations
Cultural pedagogy
Curriculum
Series/Report no.: Margens
ISSN : 1982-5374
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source.uri: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/3093
metadata.dc.identifier.doi: 10.18542/rmi.v9i12.3093
Aparece en las colecciones: Artigos - Margens/UFPA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_TradicaoBrinquedoMiriti.pdf277,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons