Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12893
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 15-Dec-2020
metadata.dc.creator: RIBEIRO, Ligia Mara Barros
metadata.dc.description.affiliation: SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação
metadata.dc.contributor.advisor1: KETTLE, Wesley Oliveira
Title: Contos de rios: memórias sobre as águas e o ensino de História em Santa Izabel do Pará
metadata.dc.description.sponsorship: 
Citation: RIBEIRO, Ligia Mara Barros. Contos de rios: memórias sobre as águas e o ensino de História em Santa Izabel do Pará. Orientador: Wesley Oliveira Kettle. 2021. 213 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12893. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo aborda a perspectiva ambiental com destaque para os rios nas aulas de história. Tem por objetivo analisar a percepção dos alunos sobre a relação entre os rios Izabelense, Jordão e Caraparu e a história de Santa Izabel do Pará, seguindo os embasamentos teóricos propostos pelo campo da história ambiental. Para tanto, utilizamos da história oral como metodologia para produzir as memórias ambientais izabelenses a partir das falas dos moradores antigos e que, por meio destas, os alunos conheçam os usos, experiências e práticas sociais vivenciadas entre os sujeitos e os rios, ao mesmo tempo em que analisaram as obras existentes sobre a história da cidade, para que entendessem o que esses autores falavam sobre os rios e a natureza ou se não falavam sobre eles. Como produto desta dissertação foi feito, então, o e-book “Contos de Rios: histórias izabelenses” no qual os alunos em sua escrita e ilustração dos contos utilizaram as memórias ambientais amealhadas e com o auxílio das informações presentes nas obras analisadas apontaram os espaços que consideravam significativos para a história do lugar e assim escreveram seus textos que apresentam novas narrativas sobre Santa Izabel do Pará, agora incluindo os rios. Com isso, os alunos refletiram sobre as questões e crises ambientais existente no local, protagonizando a produção do conhecimento e, com o domínio deste, desenvolveram sua consciência ambiental, sendo críticos dos problemas do presente em relação à água e aos rios, podendo exercitar a sua cidadania a partir das questões refletidas nas suas aulas de História.
Abstract: This study approaches the environmental perspective with emphasis on rivers in history classes. It aims to analyze the students' perception of the relationship between the Izabelense, Jordão and Caraparu rivers and the history of Santa Izabel do Pará, following the theoretical basis proposed by environmental history. Therefore we use oral history as a methodology to produce the izabelenses environmental memories from the speeches of the old residents, and through these, the students get to know the uses, relationships and social practices experienced between the subjects and the rivers, at the same time in which they analyzed the existing works on the history of the city, so that they understood what these authors said about rivers and nature or if they did not speak about them. So, as a product of this dissertation, was made the e-book Rivers' tales: izabelenses stories, in which the students in their writing and illustration of the stories used the environmental memories collected with the help of the information present in the works to point out the spaces they considered significant for the history of the place and thus write their texts that present new narratives about Santa Izabel do Pará, now including the rivers. With that, the students reflected on the environmental issues and crises existing in the place, leading the production of knowledge and, with the domain of this, developed their environmental awareness, being critical of the problems of the present in relation to water and rivers, being able to exercise the citizenship based on the issues reflected in their history classes.
Keywords: Ensino de História
Produção e difusão de narrativas históricas
Rios
Memória
História ambiental
History teaching
Production and diffusion of historical narratives
Rivers
Memory
Environmental history
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ENSINO DE HISTÓRIA
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Universitário de Ananindeua
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_ContosRiosMemorias.pdf2,96 MBAdobe PDFView/Open
Produto_ContosRiosMemorias.pdf8,42 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons