Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12899
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Jun-2015
Autor(es): GONÇALVES, Micheli Suellen Neves
ABREU, Waldir Ferreira de
OLIVEIRA, Damião Bezerra
Afiliação do(s) Autor(es): ABREU, W. F.; OLIVEIRA, D. B. Universidade Federal do Pará
Título: Currículo, cultura e educação: a realidade insular do currículo em Belém
Citar como: GONÇALVES, Micheli Suellen Neves; ABREU, Waldir Ferreira de; OLIVEIRA, Damião Bezerra de. Currículo, cultura e educação: a realidade insular do currículo em Belém. Margens, online, v. 9, n. 12, p. 85-102, jun. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3023. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12899. Acesso em:.
Resumo: Este artigo consiste em uma pesquisa bibliográfica, que busca problematizar as influências da cultura ribeirinha no currículo das escolas ribeirinhas de Belém, traçando como objetivo refletir sobre o currículo escolar nessas escolas. Qual identidade está expressa nesse currículo? Quais as contribuições do currículo pra a formação cultural e social dos sujeitos ribeirinhos de Belém? A pesquisa é de cunho qualitativo e adota como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica, utilizando como base autores como Moreira e Silva (1995), Josenilda Silva J. (1993), Freire J. (2002), Fraxe (2004), Hage (2005) e Oliveira I. (2007 e 2008). Como resultado identificamos que redimensionar o currículo para atender a realidade sociocultural das comunidades ribeirinhas é mais do que um desafio epistemológico, de dar validade curricular a conhecimentos que são específicos e necessários a tal realidade, mas um desafio político de fazer valer direitos do cidadão a uma educação de qualidade e persuadir em prol da necessidade de um currículo que atenda efetivamente as singularidades da realidade ribeirinha
Abstract: This article consists of a literary review which aims at questioning the influence of riverine inhabitants’ culture on the curriculum of riverine schools in Belém, establishing as its objective the re ection upon the school curriculum of those schools: Which identity it expresses? In which way it contributes to the cultural and social formation of the riverine inhabitants of Belém? this is a qualitative literature review-based research, comprising as its main authors Moreira e Silva (1995), Josenilda Silva J. (1993), Freire J. (2002), Fraxe (2004), Hage (2005) e Oliveira I. (2007; 2008). As a result it was identifed that the necessity for an alteration to the curriculum in order to satisfy the sociocultural reality of the riverine communities. therefore validating the specifc knowledge necessary for this reality is more than an epistemological challenge, it is rather a political matter, that is, to provide the citizens their rightful quality education and advocate the need for a curriculum that can properly attend to the singularities of the riverine inhabitants’ reality.
Palavras-chave: Cultura ribeirinha
Currículo escolar
Epistemologia do currículo
Riverine culture
School curriculum
Curriculum epistemology
Título do Periódico: Margens
ISSN: 1982-5374
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/3023
Identificador DOI: 10.18542/rmi.v9i12.3023
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_CurriculoCulturaEducacao.pdf275,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons