Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12937
Tipo: | Artigo de Periódico |
Data do documento: | Jun-2016 |
Autor(es): | ARAÚJO, Edinaura Almeida de PEREIRA, Zildene Francisca DANTAS, Nozângela Maria Rolim |
Título: | Entrelaços da formação docente: vivenciando o cotidiano escolar através do PIBID |
Citar como: | ARAÚJO, Edinaura Almeida de; PEREIRA, Zildene Francisca; DANTAS, Nozângela Maria Rolim. Entrelaços da formação docente: vivenciando o cotidiano escolar através do PIBID. Margens, online, v. 10, n.14, p. 31-43, jun. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v10i14.4247. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12937. Acesso em:. |
Resumo: | A formação do professor iniciada nos cursos de graduação configura-se como o momento de definição, escolhas, envolvimento e aceitação da profissão. É também um período de reflexão e empoderamento do projeto educacional que congrega ações pedagógicas, metodológicas e culturais definidas e redefinidas em consonância com os contextos políticos, sociais, econômicos e culturais de cada região, cidade e/ou comunidade. O resultado das atividades está estritamente relacionada ao perfil do professor, que na sua ação cotidiana docente imprime as marcas de uma formação, princípios éticos e compromisso social adquiridos e/ou aperfeiçoados ao longo da vida acadêmica e da formação na vida em sociedade. O trabalho intitulado Entrelaços da formação docente: vivenciando o cotidiano escolar através do PIBID configura-se como uma reflexão acerca do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID, um projeto que promove a convivência e aprendizagem dos alunos no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campinha Grande - PB – CFP/UFCG - com escolas parceiras. Considerando a importância de conhecer o projeto traçou-se como objetivo reconhecer a importância do PIBID na formação do docente, aluno de graduação, refletir sobre a inovação estabelecida na formação a partir da iniciação à docência através das parcerias estabelecidas com escolas de Ensino Fundamental e Médio. No tocante à metodologia adotada, buscou-se a partir da pesquisa bibliográfica uma reflexão do subprojeto de Pedagogia, considerando a discussão da formação docente a partir luz dos teóricos: Alarcão (2003), Libâneo (2004), Guimarães (2005), Freitas (2007), Ferreira (2007), dentre outros. |
Abstract: | Teacher education started in undergraduate courses is configured as the defining moment, choices, involvement and professional acceptance. It is also a period of reflection and empowerment of educational project that brings together educational, methodological and cultural actions defined and redefined in line with the political, social, economic and cultural contexts of each region, city and / or community. The result of the activities is closely related to the teacher's profile, which in their teaching everyday action prints the marks of a training, ethical principles and social commitment acquired and / or improved over the academic life and training in society. The work entitled interlaces of teacher training: experiencing everyday school life through PIBID, configured as a reflection on the Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching / PIBID, a project that promotes coexistence and student learning in the Training Centre Teachers - CFP UFCG - federal University of Campina Grande-PB, with partner schools. Considering the importance of knowing the project we drew purpose is to acknowledge the importance of PIBID the training of teachers, graduate student, reflect on innovation established in the formation from the start teaching through partnerships with elementary and high schools. Regarding methodology, we seek from the literature Pedagogy subproject reflection, considering the discussion of teacher education from light theoretical: Alarcão 2003 Libâneo (2004), Guimarães (2005), Freitas (2007), Ferreira (2007), among others. |
Palavras-chave: | Formação docente PIBID Vivências escolares Teacher training School experiences |
Título do Periódico: | Margens |
ISSN: | 1982-5374 |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/4247 |
Identificador DOI: | 10.18542/rmi.v10i14.4247 |
Aparece nas coleções: | Artigos - Margens/UFPA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_EntrelacosFormacaoDocente.pdf | 642,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons