Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12945
Tipo: | Artigo de Periódico |
Data do documento: | Dez-2016 |
Autor(es): | TAUCEDA, Karen Cavalcanti BOLTER, Jairo Alfredo Genz HAAS, Jaqueline Mallmann SEMINOTTI, Jonas José FENNER, Ronieri dos Santos |
Título: | A educação do campo no contexto de desenvolvimento do litoral Norte do estado do rio Grande do Sul |
Citar como: | TAUCEDA, Karen Cavalcanti et al. A educação do campo no contexto de desenvolvimento do litoral Norte do estado do rio Grande do Sul. Margens, online, v. 10, n. 15, p. 71-84, dez. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v10i15.4511. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12945. Acesso em:. |
Resumo: | A presente pesquisa tenciona a abordar os aspectos socioeducacionais do primeiro ano de funcionamento do curso de Educação do Campo na UFRGS Litoral Norte. A intenção foi analisar a relação que se estabelece entre a proposta político pedagógica, com ênfase às Ciências da Natureza e a concepção de desenvolvimento territorial, considerando aspectos socioeconômicos do Litoral Norte do RS. Para compreender os avanços pedagógicos neste processo de implementação do curso, realizou-se uma pesquisa qualitativa entre os alunos da primeira turma buscando problematizar sobre o entendimento dos mesmos em relação à concepção do curso de Educação do Campo, o papel das práticas pedagógicas no debate sobre o desenvolvimento sustentável da região, a relação que se estabelece entre Educação do Campo, Desenvolvimento e Ciências da Natureza e como o curso tem contribuído para a formação pessoal e profissional. |
Abstract: | This research intends to address the social and educational aspects of the first year of the Rural Education course at Federal University of Rio Grande do SUl (UFRGS) North Coast Campus. The intention was to analyze the relationship established between the political pedagogical proposal, with emphasis on the natural sciences and the design of territorial development, considering socio-economic aspects of the North Coast of the RS. To understand the pedagogical advances in this ongoing implementation process, there was a qualitative research among students of the first class seeking to question about the understanding of the same in relation to the design of the Rural Education course, the role of pedagogical practices in the debate on sustainable development of the region, the relationship established between the Rural Education, development and Natural Sciences and as the course has contributed to the personal and professional training. |
Palavras-chave: | Educação do campo Desenvolvimento Ciências da natureza Rural education Development Natural sciences |
Título do Periódico: | Margens |
ISSN: | 1982-5374 |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/4511 |
Identificador DOI: | 10.18542/rmi.v10i15.4511 |
Aparece nas coleções: | Artigos - Margens/UFPA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_EducacaoCampoContexto.pdf | 686,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons