Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12954
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Jun-2017
metadata.dc.creator: LOBATO, Lídia Sarges
RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
Title: Brinquedo de miriti: tradição, gênero e currículo multicultural
Citation: LOBATO, Lídia Sarges; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas. Brinquedo de miriti: tradição, gênero e currículo multicultural. Margens, online, v. 11, n. 16, p. 285-306, jun. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v11i16.5410. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12954. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo resulta de pesquisa, a qual constituiu o trabalho de conclusão de curso, realizada em um ateliê de produção do brinquedo de miriti e desenvolvida durante 10 meses. A pesquisa teve como objetivo observar como as relações de gênero se materializavam na produção e no próprio brinquedo de miriti, e quais conhecimentos culturais eram transmitidos no processo de produção dos brinquedos. Acionei Williams (1992), Hobsbawm (1984), Clifford (2008), Scott (1995), Louro (1997, 2000), Silva (2000, 2004), Connell (1995), Moreira (2002), Candau (2003), Ribeiro (2010) e Gomes (2013). O método de pesquisa foi a etnografia pósmoderna (CLIFFORD, 2008). E como resultados, informo que a tradição do brinquedo de miriti é bicentenária, ancorada na crença no trabalho bruto e no trabalho leve, o que generifica a produção do brinquedo. Essa cultura de gênero é regida pela normatividade e pela espacialização que determinam os devidos lugares que os corpos masculinos e femininos devem ocupar. Em vista da hierarquia e desigualdade existente no ateliê, há a necessidade de desconstrução desta norma por meio do currículo multicultural.
Abstract: This article is based on research carried out in a miriti toy production studio and was developed for 10 months, which constituted the graduation work. The research objective was to observe how the gender relations were materialized at the production and in the miriti toy itself and what cultural knowledge was transmitted at the process of making toys. I quote Williams (1992), Hobsbawm (1984), Clifford (2008), Scott (1995), Louro (1997, 2000), Silva (2000, 2004), Connell (1995), Moreira (2002), Candau (2003), Ribeiro (2010) e Gomes (2013). And as result, I inform that the miriti toy tradition is bicentennial, anchored in the belief of rough work and light work, on which it is sorted by gender the toy production. This gender culture is governed by normativity and by the spatialization that determine the proper places that the masculine and feminine bodies must occupy; in view of the hierarchy and inequality existing in the studio, there is a need to deconstruct this norm through the multicultural curriculum.
Keywords: Brinquedo de miriti
Cultura
Tradição
Miriti toy
Culture
Tradition
Series/Report no.: Margens
ISSN: 1982-5374
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5410
metadata.dc.identifier.doi: 10.18542/rmi.v11i16.5410
Appears in Collections:Artigos - Margens/UFPA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_BrinquedoMiritiTradicao.pdf972,09 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons