Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12954
Tipo: | Artigo de Periódico |
Fecha de publicación : | jun-2017 |
Autor(es): | LOBATO, Lídia Sarges RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas |
metadata.dc.description.affiliation: | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Título : | Brinquedo de miriti: tradição, gênero e currículo multicultural |
Citación : | LOBATO, Lídia Sarges; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas. Brinquedo de miriti: tradição, gênero e currículo multicultural. Margens, online, v. 11, n. 16, p. 285-306, jun. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v11i16.5410. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12954. Acesso em:. |
Resumen: | Este artigo resulta de pesquisa, a qual constituiu o trabalho de conclusão de curso, realizada em um ateliê de produção do brinquedo de miriti e desenvolvida durante 10 meses. A pesquisa teve como objetivo observar como as relações de gênero se materializavam na produção e no próprio brinquedo de miriti, e quais conhecimentos culturais eram transmitidos no processo de produção dos brinquedos. Acionei Williams (1992), Hobsbawm (1984), Clifford (2008), Scott (1995), Louro (1997, 2000), Silva (2000, 2004), Connell (1995), Moreira (2002), Candau (2003), Ribeiro (2010) e Gomes (2013). O método de pesquisa foi a etnografia pósmoderna (CLIFFORD, 2008). E como resultados, informo que a tradição do brinquedo de miriti é bicentenária, ancorada na crença no trabalho bruto e no trabalho leve, o que generifica a produção do brinquedo. Essa cultura de gênero é regida pela normatividade e pela espacialização que determinam os devidos lugares que os corpos masculinos e femininos devem ocupar. Em vista da hierarquia e desigualdade existente no ateliê, há a necessidade de desconstrução desta norma por meio do currículo multicultural. |
Resumen : | This article is based on research carried out in a miriti toy production studio and was developed for 10 months, which constituted the graduation work. The research objective was to observe how the gender relations were materialized at the production and in the miriti toy itself and what cultural knowledge was transmitted at the process of making toys. I quote Williams (1992), Hobsbawm (1984), Clifford (2008), Scott (1995), Louro (1997, 2000), Silva (2000, 2004), Connell (1995), Moreira (2002), Candau (2003), Ribeiro (2010) e Gomes (2013). And as result, I inform that the miriti toy tradition is bicentennial, anchored in the belief of rough work and light work, on which it is sorted by gender the toy production. This gender culture is governed by normativity and by the spatialization that determine the proper places that the masculine and feminine bodies must occupy; in view of the hierarchy and inequality existing in the studio, there is a need to deconstruct this norm through the multicultural curriculum. |
Palabras clave : | Brinquedo de miriti Cultura Tradição Miriti toy Culture Tradition |
Series/Report no.: | Margens |
ISSN : | 1982-5374 |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source.uri: | https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5410 |
metadata.dc.identifier.doi: | 10.18542/rmi.v11i16.5410 |
Aparece en las colecciones: | Artigos - Margens/UFPA |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_BrinquedoMiritiTradicao.pdf | 972,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons