Relações étnico-raciais e quilombos: dos conhecimentos socioculturais aos currículo da educação escolar quilombola na Amazônia paraense

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2020-09

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Universidade Federal do Pará

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Nova Revista Amazônica

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SANTOS, Raquel Amorim; ANDRADE, Simei Santos. Relações étnico-raciais e quilombos: dos conhecimentos socioculturais aos currículo da educação escolar quilombola na Amazônia paraense. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 8, n. 2, p. 65-85, set. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v8i2.9373. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13015. Acesso em:.

DOI

10.18542/nra.v8i2.9373
Este estudo analisa as Relações Étnico-Raciais e o conhecimento sociocultural em comunidades quilombolas do Nordeste do Pará e sua interface com o currículo da Educação Escolar Quilombola. Utilizou-se a abordagem qualitativa, estudo documental do Projeto Político Pedagógico das escolas que atuam na Educação Escolar Quilombola e fotografias sobre os aspectos socioculturais das comunidades quilombolas do Nordeste do Pará. Utilizou-se a análise do discurso com base no dialogismo discursivo de Bakhtin (2010) e bibliografia especializada sobre a temática. Os resultados do estudo revelam que o PPP apresenta um currículo voltado para a Educação Escolar Quilombola, considerando as especificidades da realidade histórica, política, econômica e sociocultural do quilombo, sendo flexível e dialógico (comunidade escolar e local). Os saberes socioculturais são reconhecidos e valorizados pela comunidade e fortalecido por uma rede de solidariedade, que mantem viva a história e cultura do quilombo por meio dos saberes dos mais velhos, dos saberes da terra e da ancestralidade. Conclui-se que o PPP para a comunidade escolar quilombola se constitui como um projeto emancipatório (que abriga conflitos, lutas e resistências). A proposta curricular da Educação Escolar Quilombola incorpora conhecimentos tradicionais das comunidades em articulação com o conhecimento escolar (sem hierarquização) e busca ordenar os conhecimentos e as práticas sociais e culturais, considerando a presença de saberes que circulam, dialogam e indagam a vida social dos quilombos pesquisados da Amazônia paraense.

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SANTOS, Raquel Amorim; ANDRADE, Simei Santos. Relações étnico-raciais e quilombos: dos conhecimentos socioculturais aos currículo da educação escolar quilombola na Amazônia paraense. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 8, n. 2, p. 65-85, set. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v8i2.9373. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13015. Acesso em:.