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Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Dez-2020
Autor(es): SILVA JÚNIOR, Elton Luis da
FARIAS, Silviane de Carvalho
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: Relações étnico-raciais e ensino de história no brasil: o negro no saber historiografico e saber histórico escolar
Citar como: SILVA JÚNIOR, Elton Luis da; FARIAS, Silviane de Carvalho. Relações étnico-raciais e ensino de história no brasil: o negro no saber historiografico e saber histórico escolar. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 8, n. 3, p. 189-203, dez. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v8i3.9635. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13052. Acesso em:.
Resumo: Este estudo objetiva investigar as Relações Étnico-Raciais no contexto do saber historiográfico e saber histórico escolar no ensino de História. Para tanto, buscamos identificar as Relações Étnico-Raciais que historicamente foram demarcadas por contextos de invisibilidade, sobretudo quando relacionadas a historiografia africana e afro-brasileira. As discussões sobre as imagens dos negros nos saberes produzidos na historiografia brasileira nos remetem à análise das principais interpretações e debates historiográficos desenvolvidos sobre as observações equivocadas sobre o negro no Brasil. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa com aplicação de pesquisa bibliográfica. Os resultados revelam que é necessário estabelecer um ensino de História que evidencie uma educação para as Relações Étnico-Raciais, mostrando a História do Brasil como uma sociedade multirracial e pluriétnica por meio da reversão de valores e conceitos centrados em uma perspectiva eurocêntrica que coloca o negro a margem da construção histórica e cultural do Brasil. Concluímos que desde que o ensino de História passou a ser uma disciplina escolar no Brasil o foco estrutural dela foi se modelando de acordo com determinado momento histórico, fazendo com que por muitos anos houvesse a invisibilização do negro na formação cultural do país
Abstract: This study aims to investigate Ethnic-Racial Relations in the context of historiographic knowledge and school history knowledge in the teaching of History. To this end, we seek to identify the Ethnic-Racial Relations that have historically been demarcated by contexts of invisibility, especially when related to African and Afro-Brazilian historiography. The discussions about the images of the Negro in the knowledge produced in Brazilian historiography leads us to the analysis of the main interpretations and historiographic debates developed about the mistaken observations about the Negro in Brazil. The research presents a qualitative approach with the application of bibliographic research. The results reveal that it is necessary to establish a teaching of History that shows an education for Ethnic-Racial Relations showing the History of Brazil as a multiracial and multi-ethnic society through the reversion of values and concepts centered in a Eurocentric perspective that puts black people at margin of the historical and cultural construction of Brazil. We conclude that since history teaching became a school subject in Brazil, its structural focus has been modeled according to a certain historical moment, making blacks invisible in the country's cultural formation for many years.
Palavras-chave: Ensino de história
Relações étnico-raciais
Saber historiográfico
Saber histórico escolar
History teaching
Ethnic-racial relations
Historiographic knowledge
Historical school knowledge
Título do Periódico: Nova Revista Amazônica
ISSN: 2318-1346
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/9635
Identificador DOI: 10.18542/nra.v8i3.9635
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