Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13077
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALCOFORADO, Joaquim Luís Medeiros-
dc.creatorFRIAS, Mafalda-
dc.creatorCORDEIRO, António Manuel Rochette-
dc.date.accessioned2021-03-25T00:24:10Z-
dc.date.available2021-03-25T00:24:10Z-
dc.date.issued2021-03-
dc.identifier.citationALCOFORADO, Joaquim Luís Medeiros; FRIAS, Mafalda; CORDEIRO, António Manuel Rochette. Formação profissional e desenvolvimento local: relações e oportunidades a partir da elaboração do projeto educativo de um município português. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 9, n. 1, p. 09-23, mar. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v9i1.10025. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13077. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn2318-1346pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13077-
dc.description.abstractBy combining professional training policies with technological innovations, changes in production and work organization seek to define strategies that result in the individual’s effective participation in their production environment. With an integrative intention and by taking into account the processes and contexts’ changes of the economy sectors, professional training entities should, by adopting a broader view of action, focus on the development of training initiatives adjusted to society’s real needs and, specially, adjusted to the local community in which the citizens act. As a result, within a municipal context’s education strategic project – Local Educational Project – developed between the University of Coimbra and a Lisbon’s Metropolitan Area County (Sintra), still in a diagnostic phase and by using the Focus Group technique, some companies and training institutions representatives of the territory counties were heard about the business characterization and its needs in terms of human resources and training areas. Assuming that local development calls for the participation of all agents and all people, based on a holistic preparation, professional education, as a vital contribution to economic, social and cultural development, becomes a multidimensional phenomenon essentially focused on promoting action capacities and strengthening the conditions for individual and group participation, in the processes of integrated and sustained development, based on the realities of people and their communities.en
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2021-03-22T23:06:24Z No. of bitstreams: 2 Artigo_FormacaoProfissionalDesenvolvimento.pdf: 227574 bytes, checksum: ff0d5ee99bd2903055fc5ab0c54722c2 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2021-03-25T00:24:10Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_FormacaoProfissionalDesenvolvimento.pdf: 227574 bytes, checksum: ff0d5ee99bd2903055fc5ab0c54722c2 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-25T00:24:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_FormacaoProfissionalDesenvolvimento.pdf: 227574 bytes, checksum: ff0d5ee99bd2903055fc5ab0c54722c2 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofNova Revista Amazônicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.urihttps://www.periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/10025pt_BR
dc.subjectProjeto educativo localpt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectParcerias e desenvolvimento localpt_BR
dc.subjectLocal educational projecten
dc.subjectProfessional educationen
dc.subjectPartnerships and local developmenten
dc.titleFormação profissional e desenvolvimento local: relações e oportunidades a partir da elaboração do projeto educativo de um município portuguêspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8528377297670214pt_BR
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage9pt_BR
dcterms.citation.epage22pt_BR
dc.identifier.doi10.18542/nra.v9i1.10025pt_BR
dc.description.resumoAs políticas de formação profissional, ao alinharem-se com as inovações tecnológicas, transformações produtivas e com a organização do trabalho, procuram definir estratégias que resultem numa efetiva participação do indivíduo no seu ambiente produtivo. Com uma intenção integradora e, tendo em consideração as mudanças dos processos e contextos dos setores da economia, as entidades de formação profissional, ao adotarem uma visão mais ampla de ação deverão orientar-se para o desenvolvimento de iniciativas formativas ajustadas às reais necessidades da sociedade e, principalmente, da comunidade local, na qual os cidadãos atuam. Nesta linha de pensamento, no âmbito de um projeto estratégico para a educação em contexto municipal - Projeto Educativo Local - desenvolvido entre a Universidade de Coimbra e um município da Área Metropolitana de Lisboa (Sintra), e ainda numa fase de diagnóstico, recorrendo à técnica Grupo Focal, foi realizada uma auscultação da perceção de representantes das empresas e entidades de formação do território municipal em torno da caracterização do tecido empresarial e suas necessidades ao nível dos recursos humanos e respetivas áreas de formação. Partindo do pressuposto de que o desenvolvimento local apela à participação de todos os agentes e de todas as pessoas, a partir de uma preparação holística, a formação profissional, enquanto contributo vital para o desenvolvimento económico, social e cultural, torna-se um fenómeno multidimensional focado, essencialmente, na promoção de capacidades de ação e no reforço das condições de participação individual e grupal, nos processos de desenvolvimento integrado e sustentado, a partir das realidades das pessoas e das suas comunidades.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos - NRA/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_FormacaoProfissionalDesenvolvimento.pdf222,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons