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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13105
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 15-Jan-2021 |
Autor(es): | CORREIA, Rodrigo José Castro |
Primeiro(a) Orientador(a): | SAMPAIO, Valzeli Figueira |
Título: | Campina: um filme em processo... |
Agência de fomento: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citar como: | CORREIA, Rodrigo José Castro. Campina: um filme em processo... Orientadora: Valzeli Figueira Sampaio. 2021. 64 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13105. Acesso em:. |
Resumo: | O presente memorial de poética artística pretende refletir sobre o processo de criação do filme Campina. Trata-se da construção e idealização de um documentário híbrido ou também conhecido como docuficção em que se reúnem tanto aspectos do gênero documentário quanto da ficção. O filme, de maneira geral, aborda a paisagem do bairro da Campina em Belém e seus múltiplos aspectos, sendo, essa paisagem, composta de elementos simbólicos e residuais como a arquitetura, monumentos, placas e letreiros de lojas, acompanhados da paisagem humana, de seus habitantes que fazem do dia a dia da Campina, um bairro comercial. Para refletir sobre esse percurso de realização processual do filme, utilizamos os autores Claudia Mesquita, (2011), o conceito de gesto inacabado de Cecília Salles (2014), mostrando que o processo de criação está sempre ativo e nunca cessa. Além disso, a pesquisa pretende revelar e apontar relações de poder e dominação na paisagem do bairro, utilizando-se, para tal, o conceito de invenção da paisagem segundo o pensamento de Anne Cauquelin e o de poder simbólico de Pierre Bourdieu. |
Abstract: | This memorial of artistic poetics aims to reflect on the process of creating the film Campina. It is the construction and idealization of a hybrid documentary or also known as docuficção in which both aspects of the documentary genre and fiction come together. The film, in general, addresses the landscape of the Campina neighborhood in Belém and its multiple aspects, and this landscape is composed of symbolic and residual elements such as architecture, monuments, signs and shop signs, accompanied by the human landscape, its inhabitants who make the daily life of Campina, a commercial district. To reflect on this process of procedural realization of the film, we used the authors Claudia Mesquita, (2011), the concept of unfinished gesture by Cecília Salles (2014), showing that the creation process is always active and never ceases. In addition, the research aims to reveal and point out relations of power and domination in the neighborhood landscape, using the concept of landscape invention according to Anne Cauquelin's thought and Pierre Bourdieu's symbolic power. |
Palavras-chave: | Cinema - Pará Artes visuais Fotografia Campina (Belém-PA) |
Área de Concentração: | ARTES |
Linha de Pesquisa: | POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Ciências da Arte |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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