Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13116
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Dez-2018
Autor(es): CHAVES, Paulo Emil Rodrigues
SILVA, Lucielma Lobato
Título: As relações de gênero e suas interfaces com o programa saberes da terra na Escola Corre-Mão município de Igarapé-Miri/PA
Citar como: CHAVES, Paulo Emil Rodrigues; SILVA, Lucielma Lobato. As relações de gênero e suas interfaces com o programa saberes da terra na Escola Corre-Mão município de Igarapé-Miri/PA. Margens, online, v. 12, n. 19, p. 53-69, dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v12i19.7852. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13116. Acesso em:.
Resumo: Este trabalho trata das relações de gênero e suas interfaces com o programa Saberes da terra, fundamentado nos conceitos e princípios da educação do campo, fruto das lutas dos movimentos sociais, que tem como método a pedagogia da alternância. A pesquisa de cunho qualitativo foi desenvolvida na Escola Corre-Mão, município de Igarapé-Miri-Pá. A metodologia utilizada corresponde à pesquisa bibliográfica e à realização de entrevistas semiestruturadas com alunas, professores do programa, a fim de termos um recorte de como tais relações se constroem no ambiente escolar e familiar. Tais entrevistas mostraram que, na escola, são reproduzidas as mesmas relações de submissão e preconceito, sobre as quais, ao longo do tempo, as mulheres são submetidas
Abstract: This work deals with gender relations and its interfaces with the land knowledge program, based on the concepts and principles of rural education, the fruit of the struggles of social movements, whose method is the pedagogy of alternation. The qualitative research was developed, in the School Run-By the municipality of IgarapéMiri / Pa. The methodology used was a bibliographical research and the realization of semi-structured interviews with students, teachers of the program, to have a clipping of how such relationships are built in the school and family environment. These interviews showed that at school the same relations of submission and prejudice are reproduced, that over time women are submitted.
Palavras-chave: Educação do campo
Saberes da terra
Relações de gênero
Field education
Land knowledge
Gender relations
Título do Periódico: Margens
ISSN: 1982-5374
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/7852
Identificador DOI: 10.18542/rmi.v12i19.7852
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_RelacoesGenerosInterfaces.pdf719,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons