Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13129
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Jun-2005
Autor(es): ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de
GONÇALVES, Tadeu Oliver
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: Vamos introduzir práticas de investigação narrativa no ensino de matemática?!
Título(s) alternativo(s): Shall we introduce narrative investigation practices in mach teaching?!
Citar como: ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de; GONÇALVES, Tadeu Oliver. Vamos introduzir práticas de investigação narrativa no ensino de matemática?!. Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, online, v. 1, n. 1/2, p. 121-128, jul./dez. 2004; jan./jun. 2005. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v1i0.1620. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13129. Acesso em: .
Resumo: O presente texto envolve discussões acerca de elementos teóricos, metodológicos e epistemológicos ligados à realização da pesquisa em Educação Matemática nos dias atuais, bem como incide sobre propostas existentes nessa linha, aí incluídas as discussões a respeito do professor-reflexivo-pesquisador da sua própria prática no contexto da sociedade contemporânea. Tem como propósitos (a) introduzir noções fundamentais para compreensão da relação pesquisador-objeto de investigação, e (b) orientar professores de matemática no curso de sua formação inicial ou, continuada para realizar pesquisas, quer dando voz aos seus alunos e alunas, quer atribuindo sentido e significados a práticas de investigação narrativa. De outra forma, orienta para que tais práticas possam ser incorporadas ao cotidiano dos processos de ensino e de aprendizagem que tais professores desenvolvem em suas aulas de matemática.
Palavras-chave: Educação matemática
Investigação narrativa
Pesquisa
Formação de professores
Math education
Narrative investigation
Research
Teacher trainning
Título do Periódico: Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
ISSN: 2317-5125
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1620
Identificador DOI: 10.18542/amazrecm.v1i0.1620
Aparece nas coleções:Artigos - Amaz RECM/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_VamosIntroduzirPraticas.pdf863,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons