Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13137
Tipo: Dissertação
Data do documento: 4-Jun-2010
Autor(es): NOGUEIRA, Simone Silva
Primeiro(a) Orientador(a): DARNET, Laura Angélica Ferreira
Título: Intensificação ou diversificação?: a pecuária leiteira em questão
Agência de fomento: 
Citar como: NOGUEIRA, Simone Silva. Intensificação ou diversificação?: a pecuária leiteira em questão. Orientadora: Laura Angélica Ferreira. 2010. 153 f. Dissertação (Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável) - Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural, Universidade Federal do Pará, Belém, 2010. Disponível em: . Acesso em:.
Resumo: Na região Sudeste do Pará a pecuária bovina voltada para a produção de leite tem crescido e se desenvolvido principalmente no âmbito da agricultura familiar, formando uma bacia leiteira caracterizada por sistemas de produção em diferentes níveis de especialização na atividade. O objetivo da pesquisa consistiu em identificar e analisar tipos de sistemas de produção leiteira desenvolvidos por agricultores familiares refletindo se a pecuária leiteira configura-se ou não como uma atividade que fortalece a agricultura familiar regional. Aplicou-se 30 questionários em duas comunidades, Murumuru e Vale do Mucura, onde identificamos seis (6) tipos de sistemas de produção, os quais se diferenciam pelo nível de integração e importância da pecuária leiteira na contribuição da renda e no uso do solo. Os resultados foram divididos em duas partes, na primeira, realizou-se a caracterização dos tipos identificados, onde os dados mostraram que em todas as situações a pecuária leiteira se configura como de dupla aptidão, salvo em duas situações onde há rebanhos específicos para produção de leite e outro para produção de carne. Isto significa que os agricultores não estão “especializados” stricto sensu na produção de leite, ao contrário, eles adotam a estratégia de mestiçagem do rebanho e de diversificação de atividades e rendas. Na segunda parte do trabalho, faz-se uma análise dos tipos de sistemas de produção identificados, através dos pilares diversificação (DIV), eficiência técnico-produtiva do sistema leiteiro (ET) e a comercialização do leite (COM) onde se verificou que as situações e interações desses critérios contribuem de formas específicas para o fortalecimento dos sistemas de produção leiteira. Os dados permitem concluir que a pecuária leiteira em conjunto com as demais atividades desempenhadas por esses agricultores-produtores de leite visam à produção e à reprodução (socioeconômica) dos mesmos e de seus sistemas de produção. Contudo, esta atividade, tem se refletido de forma negativa em relação ao aspecto agroecológico dos estabelecimentos agrícolas, pois em longo prazo os recursos poderão estar ameaçados.
Résumé: Dans le Sud-Est du Pará la production de lait de bovins d’élevage s’est développée principalement au sein de l’agriculture familiale em intégrant plusiers types de systèmes de production. L’objectif de cette recherche est d’identifier et d’analyser lês types de sytème de production laitière développés par les paysans, afin d’évaluer la contribution de l’activité laitière dans La consolidation de l’agriculture familiale régionale. Trente agriculteurs ont été choisis, dans deux communautés, Murumuru et Vale do Mucura. L’analyse a indentifié six types de système de production, qui se différencient par l’importance de l’activité laitière dans La contribution de revenus et l’utilisations des terres. Dans un premier temps, lês différents types on été descris. La premiere partie concerne la description des different types. Les données montret que dans tous lesw cas, l’élevage laitier est activité à double finalité: lait et viande. Néamoins, deux situations perticulières où il ya des troupeax pour la production laitière et un autre pour la production de viande. Cela signifie que les agriculteurs ne sont pas «spécialisés» strictement pour la production laitière, au contraire, ils adoptent une stratégie de double production (lait et viande) permettant la diversification des activités et des revenus. Dans la deuxième partie du travail, l’analyse des types de systèmes de production identifiés, à été realisèes em se basant sur les critères de la diversification (DIV), l’efficacité technique et de production de système laitier (ET) et la commercialisation du lait (COM). Les données idiquent que l’´élevage laitier en complement avec d’autres activités exercées par ces agriculteurs-producteurs de lait contribuent au maintient sócio-économique de la famille et la perennité de leurs systems de production. Cependant, l’activité laitière a un impact negative sur les indicateurs agro-écologiques des exploitations agricoles et par conséquent, les ressources à long terme pourrait être menace.
Palavras-chave: Pecuária - Pará, Sudeste (PERGAMUM)
Agricultura familiar - Pará, Sudeste (PERGAMUM)
Pecuária leiteira
Sistemas de produção agrícola
Diversificação
Les bovins laitiers
Agriculture Familiale
Systèmes de production agricole
Diversification
Área de Concentração: AGRICULTURAS FAMILIARES E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Linha de Pesquisa: DINÂMICAS ECONÔMICAS, CULTURAIS E SOCIOAMBIENTAIS NO DESENVOLVIMENTO RURAL NA AMAZÔNIA
SUSTENTABILIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR NA AMAZÔNIA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Sigla da Instituição: UFPA
EMBRAPA
Instituto: Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares
Programa: Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1aMQWHDImqX7NIHGDs-7mKzgpImle_2tt
Aparece nas coleções:Dissertações em Agriculturas Amazônicas (Mestrado) - PPGAA/INEAF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_IntensificacaoDiversificacaoPecuaria.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons