As práticas etnomatemáticas de alunos ribeirinhos do rio Xingu como sinais de resistência à Hidrelétrica Belo Monte

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2019-12

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Universidade Federal do Pará

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Margens

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FORMIGOSA, Marcos Marques; GIONGO, Ieda Maria. As práticas etnomatemáticas de alunos ribeirinhos do rio Xingu como sinais de resistência à Hidrelétrica Belo Monte. Margens, online, v. 13, n. 21, p. 124-139, dez. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v13i21.9560. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13152. Acesso em:.

DOI

10.18542/rmi.v13i21.9560
A pesquisa em andamento problematiza as formas de resistências, pelo prisma da Etnomatemática, de alunos ribeirinhos do Rio Xingu frente à implementação de Belo Monte. Parte dos contributos de Wittgenstein, em sua obra da maturidade, e seus entrecruzamentos com as ideias de Foucault. Por um lado, o primeiro problematiza os jogos de linguagem gerados nas distintas formas de vida, apontando para a existência de semelhanças de famílias entre os modelos matemáticos escolares e aqueles desenvolvidos por alunos ribeirinhos. Por outro, algumas noções de Foucault nos permitem entender os regimes de verdade presentes na escola, que marginalizam outros saberes. Os resultados esperados, a partir da imersão no campo, devem apontar para as formas de resistência dos ribeirinhos, presentes nos seus jogos de linguagem matemáticos oriundos das suas práticas cotidianas e na própria permanência dos ribeirinhos no local, a partir da manutenção da escola enquanto garantia de acesso à educação como direito.

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FORMIGOSA, Marcos Marques; GIONGO, Ieda Maria. As práticas etnomatemáticas de alunos ribeirinhos do rio Xingu como sinais de resistência à Hidrelétrica Belo Monte. Margens, online, v. 13, n. 21, p. 124-139, dez. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v13i21.9560. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13152. Acesso em:.