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Tipo: Dissertação
Data do documento: 25-Jun-2020
Autor(es): SOUSA, Milene Costa de
Primeiro(a) Orientador(a): AMARAL FILHO, Otacílio
Título: Anti-homofobia no futebol paraense: engajamento social nas torcidas de Remo e Paysandu
Citar como: SOUSA, Milene Costa de. Anti-homofobia no futebol paraense: engajamento social nas torcidas de Remo e Paysandu. Orientador: Otacílio Amaral Filho. 2020. 105 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Cultura e Amazônia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13197. Acesso em:.
Resumo: A presente dissertação aborda a configuração do engajamento social contra a homofobia por parte das torcidas de Remo e Paysandu e de ambos os clubes paraenses na internet. Como objeto empírico, foram selecionados os posicionamentos relativos à anti-homofobia das torcidas barras bravas Camisa 33 e Banda Alma Celeste; e dos clubes Remo e Paysandu, publicados em suas páginas oficiais no Facebook. Os processos de sociação no sentido da visibilidade trazida pela comunicação têm possibilitado discussões sobre a homofobia, que em 2019 foi criminalizada no Brasil pelo Superior Tribunal Federal (STF). Tais discussões alcançaram as arenas de futebol e o espetáculo cultural do futebol, onde a homofobia frequentemente é realizada pelos torcedores. A pergunta norteadora é: Como o processo de engajamento social anti-homofóbico está sendo realizado em meio ao espetáculo cultural do futebol paraense? O objetivo principal é explanar o engajamento social contra a homofobia no futebol paraense, que por sua vez é marcado pela rivalidade entre Remo e Paysandu e seus respectivos torcedores, não se limitando a explanar, mas foi além ao propor uma reflexão sobre o universo do futebol e as práticas de homofobia e contra a homofobia. A metodologia utilizada é a análise de conteúdo de acordo com Laurence Bardin (1977), e a pesquisa qualitativa e bibliográfica para obter referências teóricas adequadas, como Édison Gastaldo (2005), Itamar Gaudêncio (2003), Georg Simmel (1983), Roberto DaMatta (1982), Manoel Tubino (2001), Frederico Coelho (2006) e Mauricio Murad (2012), para estudos que possibilitaram a abordagem sobre o assunto proposto. O resultado da pesquisa aponta que o engajamento contra da homofobia significa um novo contexto no futebol, que tem a internet como peça fundamental para que seja mais relevante e desenvolvido em meio ao espetáculo do futebol paraense e brasileiro.
Abstract: This dissertation addresses the configuration of social engagement against homophobia by the fans of Remo and Paysandu and both clubs from Pará on the internet. As an empirical object, the positions of the barras bravas organised supporters' groups of football Camisa 33 and Banda Alma Celeste were selected; and the Remo and Paysandu clubs, published on their official Facebook pages. The sociation processes in the sense of visibility brought by the communication have enabled discussions about homophobia, which in 2019 was criminalized in Brazil by the Superior Federal Court. Such discussions reached the football arenas and the cultural spectacle of football, where homophobia is often performed by fans. The guiding question is: how is the anti-homophobic social engagement process being carried out amidst the cultural spectacle of Pará football? The main objective is to explain the social engagement against homophobia in Pará football, which in turn is marked by the rivalry between Remo and Paysandu and their respective fans, not just explaining, but went further by proposing a reflection on the universe of football and the practices of homophobia and against homophobia.. The methodology used is content analysis according to Laurence Bardin (1977), and qualitative and bibliographic research to obtain adequate theoretical references, such as Édison Gastaldo (2005), Itamar Gaudêncio (2003), Georg Simmel (1983), Roberto DaMatta (1982) , Manoel Tubino (2001), Frederico Coelho (2006) and Mauricio Murad (2012), for studies that made it possible to approach the proposed subject. The result of the research points out that the engagement against homophobia means a new context in football, which has the internet as a fundamental piece so that it is more relevant and developed in the midst of the Paraense and Brazilian soccer spectacle.
Palavras-chave: Comunicação
Anti-homofobia
Cultura
Espetáculo
Futebol
Communication
Anti-homophobic
Culture
Entertainment
Football
Área de Concentração: COMUNICAÇÃO
Linha de Pesquisa: COMUNICAÇÃO, CULTURA E SOCIALIDADES NA AMAZÔNIA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Comunicação, Cultura e Amazônia (Mestrado) - PPGCOM/ILC

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