Saberes e autonomia docente: um diálogo entre elementos imprescindíveis à formação do professor

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-12

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Margens

Citação

CARMO, Nilce Pantoja do; ABREU, Waldir Ferreira de. Saberes e autonomia docente: um diálogo entre elementos imprescindíveis à formação do professor. Margens, online, v. 14, n. 23, p. 25-41, dez. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/mri.v14i23.5778. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13201. Acesso em:.

DOI

10.18542/mri.v14i23.5778
O presente trabalho faz-se como um desdobramento da dissertação “Um rio no caminho: processos de escolarização de alunos ribeirinhos em contexto escolar urbano”, apresentada em 2019 como critério avaliativo do título de Mestre em Educação ao Programa de Pós-Graduação em Educação (do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará). Neste ínterim, “Saberes e autonomia docente: um diálogo entre elementos imprescindíveis à formação do professor”, caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, que objetiva compreender as relações peculiares aos saberes e à autonomia, discorrendo sobre como essa interação vem se constituindo no processo de formação do professor. Para tanto, buscou-se aporte nos trabalhos de Freire (1996), Contreras (2002) e Tardif (2014), autores que se debruçaram na abordagem de tais categorias (saberes e autonomia) vinculadas ao contexto formativo daqueles que estão afrente da prática educativa formal dos sujeitos. Os resultados do estudo apontam que a constituição da autonomia se associa diretamente ao aguçar dos saberes. Assim, a formação do professor deve considerar a relevância dos saberes como basilares ao fomento da autonomia docente.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

CARMO, Nilce Pantoja do; ABREU, Waldir Ferreira de. Saberes e autonomia docente: um diálogo entre elementos imprescindíveis à formação do professor. Margens, online, v. 14, n. 23, p. 25-41, dez. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/mri.v14i23.5778. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13201. Acesso em:.