Ensino de artrópodes utilizando realidade aumentada

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2019-08-23

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Universidade Federal do Pará

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SILVA, Fabiano Reis da. Ensino de artrópodes utilizando realidade aumentada. Orientador: Jackson Costa Pinheiro. 2019. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Biológicas, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13308. Acesso em: .

DOI

O presente trabalho envolve um estudo de validação de um produto educacional configurado em um aplicativo de Realidade Aumentada, denominado de AR3D, que combina imagens virtuais 3D de sessenta espécimes de animais do filo Artrópode com o mundo real. Este aplicativo poderá ser utilizado como recurso pedagógico auxiliando professores de ciências e biologia, bem como estudantes. A metodologia adotada para esse trabalho envolveu duas etapas, sendo que a primeira consistiu na construção e estruturação do aplicativo em um ambiente de desenvolvimento integrado chamado de Unity 3D para ser compatível com dispositivos móveis com câmera que contenham o sistema operacional Android. Na segunda etapa foi realizada validação do AR3D por um painel de especialistas formado por cinco professores formadores da UFPA, pertencentes a um programa de pós-graduação de formação de professores de ciências e biologia e de formação em áreas especificas da biologia, para o quais foi disponibilizado um formulário on-line como instrumento de coleta de dados. Após a apreensão dos dados empíricos foi realizada a análise que considerou os seguintes critérios: técnicos, reação do usuário e o manual, que evidenciaram os seguintes pontos positivos dentro desses critérios: Eficiência de desempenho, confiabilidade, segurança, manual, motivação, experiência do usuário e conhecimento. O ponto negativo ficou com o critério usabilidade devido uma baixa pontuação no quesito de adaptação a portadores de necessidades especiais. Como o aplicativo possui mais pontos positivos que negativos conclui-se que ele pode ser um recurso com potencial pedagógico para contribuir no ensino de Biologia, especificamente no que refere ao conteúdo Artrópodes. Palavras-chave: realidade; aumentada; artrópode; formação;

Agência de Fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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bibbiologicas@ufpa.br

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SILVA, Fabiano Reis da. Ensino de artrópodes utilizando realidade aumentada. Orientador: Jackson Costa Pinheiro. 2019. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Biológicas, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13308. Acesso em: .