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Tipo: Dissertação
Data do documento: 9-Abr-2021
Autor(es): VILHENA, Daniela Gonçalves
Primeiro(a) Orientador(a): BARROS, Osvaldo dos Santos
Título: Laboratório de etnomatemática da Amazônia Tocantina
Citar como: VILHENA, Daniela Gonçalves. Laboratório de etnomatemática da Amazônia Tocantina. Orientador: Prof. Dr. Osvaldo dos Santos Barros. 2021. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13344. Acesso em:.
Resumo: Ao tratar-se de Ensino de Matemática nos espaços ribeirinhos localizados na cidade de Igarapé-Mirí-PA, depara-se com inúmeras dificuldades que implicam no rendimento dos alunos, a exemplo: a falta de materiais didáticos adequados e de temáticas motivadoras; o acesso restrito dos alunos, por falta de locomoção e pelas distâncias entre suas casas e a escola, além das precárias condições destes espaços. No que concerne aos recursos didáticos, o principal instrumento utilizado pelos professores, em sua prática docente, ainda é o livro didático. Compreendemos, então, que a elaboração e o uso de materiais concretos e manipuláveis, adequados às necessidades de aprendizagem dos alunos são importantes alternativasàs escolas ribeirinhas, visto que podem ser facilmente relacionados às vivências desses alunos. Pensando nisso, esta dissertação tem como objetivo a criação de um Laboratório de Etnomatemática da Amazônia Tocantina, sendo este um espaço de experimentações dos conteúdos escolares relacionados às práticas cotidianas dos alunos que vivem em ambientes ribeirinhos. A escola ribeirinha necessita de espaços que promovam a compreensão dos conceitos matemáticos e suas relações com instrumentos e práticas cotidianas e nesse sentido, os laboratórios de ensino cumprem esse papel. Assim, quando interagimos com práticas ribeirinhas como: pesca, manejo e extração do açaí, construções de casas e embarcações, além da confecção e manipulação de instrumentos que auxiliam nessas práticas, estamos diante de oportunidades de aprendizagem da matemática numa perspectiva da Educação Etnomatemática. E assim, olhando os conteúdos matemáticos a partir das práticas tradicionais das comunidades ribeirinhas, nos propomos a tratar dos conceitos fundamentais de simetria e proporcionalidade para desenvolver materiais didáticos. Assim, o trabalho foi desenvolvido com base nos pressupostos descritos por Vergani, quando descreve uma estratégia ética de estímulo ao desenvolvimento individual e sociocultural, D’Ambrósio quando retrata uma Etnomatemática do ponto de vista do saber/fazer do aluno, assim como a vivência em ambientes socioculturalmente diferenciados e Bishop, que retrata a enculturação matemática, o ensino de matemática desde uma perspectiva cultural. Como produto didático, resultado dessa pesquisa, propomos a composição de um catálogo com diversas atividades desenvolvidas para escolas de ambientes ribeirinhos, materiais didáticos e estruturas metodológicas organizadas para a criação de um Laboratório de Etnomatemática em espaços escolares.
Abstract: When it comes to Teaching Mathematics in riverside spaces located in the city of Igarapé- Mirí-PA, it is faced with numerous difficulties that imply students' performance, for example: the lack of adequate didactic materials and motivating themes; the restricted access of students, due to lack of mobility and the distances between their homes and the school, in addition to the precarious conditions of these spaces. With regard to didactic resources, the main instrument used by teachers, in their teaching practice, is still the textbook. We understand, then, that the elaboration and use of concrete and manipulable materials, adequate to the students' learning needs are important alternatives to riverside schools, since they can be easily related to the experiences of these students. With this in mind, this dissertation aims to create an Ethnomathematics Laboratory in the Tocantina Amazon, which is a space for experimenting with school content related to the daily practices of students living in riverside environments. The riverside school needs spaces that promote the understanding of mathematical concepts and their relationship with instruments and daily practices and, in this sense, teaching laboratories fulfill this role. Thus, when we interact with riverside practices such as: fishing, handling and extraction of açaí, construction of houses and boats, in addition to the making and manipulation of instruments that assist in these practices, we are faced with opportunities to learn mathematics from the perspective of Ethnomathematics Education.And so, looking at the mathematical content from the traditional practices of the riverside communities, we propose to address the fundamental concepts of symmetry and proportionality to develop teaching materials. Thus, the work was developed based on the assumptions described by Vergani, when describing an ethical strategy to stimulate individual and socio-cultural development, D'Ambrósio when he portrays an Ethnomathematics from the point of view of the student's know-how, as well as the experience in socio-culturally differentiated environments and Bishop, who portrays mathematical enculturation, teaching mathematics from a cultural perspective. As a didactic product, result of this research, we propose the composition of a catalog with several activities developed for schools in riverside environments, didactic materials and methodological structures organized for the creation of an Ethnomathematics Laboratory in school spaces.
Palavras-chave: Ensino de matemática
Escolas ribeirinhas
Laboratório de etnomatemática
Materiais didáticos
Simetria
Proporcionalidade
Mathematics teaching
Riverside schools
Ethnomathematics laboratory
Didactic materials
Symmetry
Proportionality
Área de Concentração: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
Linha de Pesquisa: ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

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