Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13364
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 12-Jun-2020 |
Autor(es): | CORRÊA, Edilzane Almeida |
Primeiro(a) Orientador(a): | SILVA, Marilena Loureiro da |
Primeiro(a) coorientador(a): | LAUTERT, Luiz Fernando de Carli |
Título: | Às margens da cidade: trajetórias, possibilidades e práticas de educação ambiental geradas pela Casa Escola da Pesca em Belém - PA |
Citar como: | CORRÊA, Edilzane Almeida. Trajetórias, possibilidades e práticas de educação ambiental geradas pela Casa Escola da Pesca em Belém, Pará. Orientadora: Marilena da Silva Loureiro; Coorientação: Luiz Fernando de Carli Lautert. 2020. 116 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará. Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13364. Acesso em: . |
Resumo: | Ao abordar o tema Ás Margens da Cidade: Trajetórias, Possibilidades e Práticas de Educação Ambiental Geradas pela Casa Escola da Pesca, buscou-se enfatizar quais as condições necessárias, por meio de políticas públicas eficientes, para melhoria da qualidade de vida do “povo das águas”, população que têm direitos e necessitam ser mais reconhecidos. Desta forma, a educação é fundamental nesta mudança, pois detém a capacidade de transformar essa realidade para melhor. O objeto da pesquisa, como já citado acima, se reportou a Casa Escola da Pesca, uma escola de currículo diferenciado voltado para pesca e aquicultura aos jovens e adultos, filhos de pescadores da região insular de Belém. Trabalha em regime de semi-internato e pertencente à Fundação Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira. A Casa Escola está localizada no Bairro de Itaiteua, na Ilha de Caratateua em Belém do Pará, e já atendeu uma quantidade expressiva de alunos das mais variadas ilhas desta capital. Buscou-se analisar num contexto interdisciplinar a forma que a educação ambiental é inserida e abordada nas vivências cotidianas, e qual sua influência na vida destes educandos. Como metodologia, foi feito um recorte das ilhas atendidas pela instituição, a saber: Ilhas de Caratateua e Ilha de Cotijuba e distrito de Outeiro. Para coleta de dados imprescindíveis à pesquisa optou-se pelo método da entrevista com seis perguntas diretas, pois em consideração a quantidade de alunos já formados pela Casa Escola limitou-se o número de entrevistados em apenas vinte. Foram selecionados egressos do sexo masculino das primeiras turmas do Ensino Fundamental e Técnico, haja vista, que a escola iniciou apenas com jovens e adultos do sexo masculino. Ao analisar os dados bibliográficos coletados elaboramos como produto final um Guia Pedagógico para Professores da disciplina de Ciências Naturais, baseado nas quinzenas pedagógicas desenvolvidas na Casa Escola da Pesca. Este produto tem como finalidade nortear o trabalho do professor que se encontra nas mais diferentes ilhas da região insular de Belém, e que na maioria das vezes, não encontra recursos acessíveis para desenvolver suas atividades em classe e extraclasse. O Guia está ilustrado com imagens voltadas à realidade vivenciada pelos moradores das comunidades ribeirinhas,dispondo também de uma linguagem acessível ao público que se busca alcançar, jovens e adultos do Ensino Fundamental nas séries finais. |
Abstract: | When addressing the theme of City Marks: Trajectories, Possibilities and Environmental Education Practices generated by Casa Escola da Pesca, we sought to emphasize what conditions are necessary through efficient public policies, to improve the quality of life of the people of the waters, the population who have rights and need to be more recognized. In this way, education is fundamental in this change, as it has the capacity to transform this reality for the better. The object of the research, as already mentioned above, was reported to Casa Escola da Pesca, a school with a differentiated curriculum focused on fishing and aquaculture for young and adult children of fishermen from the island region of Belém. It works in a semi- boarding school and belongs to Fundação Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira. Casa Escola is located in the neighborhood of Itaiteua, on the island of Caratateua and has already served a significant number of students from the most varied islands in this capital. We sought to analyze in an interdisciplinary context the way that environmental education is inserted and addressed in everyday experiences, and what influence it has on the lives of these students. As a methodology, a cut was made of the islands served by the institution in only two: the Caratateua Islands and the Cotijuba Island. In order to collect essential data for the research, we chose the interview method with six direct questions, because considering the number of students already graduated from Casa Escola, the number of interviewees was limited to only twenty. Male graduates from the first classes of Elementary and Technical Education were selected, considering that the school started only with young men and adults. When analyzing the bibliographic data collected, we developed as a final product, a Pedagogical Guide for the Teacher of the Natural Sciences discipline, based on the pedagogical fortnights developed at Casa Escola da Pesca. This product aims to guide the work of the teacher who is on the most different islands of the island region of Belém and who, most of the time, does not find accessible resources to develop his activities in class and extra class. The Guide is illustrated with images focused on the reality experienced by the residents of the riverside communities, also having a language accessible to the target audience, young people and adults from elementary school in the final grades. |
Palavras-chave: | Povo das águas Casa Escola da Pesca Semi-internato Educação ambiental Pedagogia da alternância |
Área de Concentração: | COMUNIDADE, SAÚDE E MEIO AMBIENTE |
Linha de Pesquisa: | AMBIENTE E SOCIEDADE |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Geociências |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (Mestrado) - PROFCIAMB/IG |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_MargensCidadeTrajetorias.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons