Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13367
Tipo: Dissertação
Data do documento: 19-Fev-2020
Autor(es): MENDES, Milene Pereira
Primeiro(a) Orientador(a): SILVA, Cleber Silva e
Título: Ensino de ciências ambientais: desenvolvendo um recurso pedagógico a partir do tema gerador água
Citar como: MENDES, Milene Pereira. Ensino de ciências ambientais: desenvolvendo um recurso pedagógico a partir do tema gerador água. Orientador:Cléber Silva e Silva. 2020. 90 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará. Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13367. Acesso em: .
Resumo: Este estudo teve por objetivo desenvolver uma proposta metodológica a partir do tema gerador “água” e a através dela construir um recurso pedagógico, no intuito de promover a aprendizagem, gerar reflexões e estimular o senso crítico dos alunos acerca das questões ambientais. Nesse sentido, o trabalho que se delineia como estudo de caso e possui abordagem quali-quantitativa foi desenvolvido em um colégio da rede particular de ensino. Os sujeitos da pesquisa foram 17 professores da educação básica e 150 alunos divididos em turmas experimentais e controles. A técnica para o levantamento de dados aplicada aos professores e alunos utilizou como instrumento de pesquisa o questionário. Além dos questionários, foram utilizados dois quadros de observação. Com base nos resultados obtidos, foi possível verificar que embora na concepção de todos os professores a abordagem da temática água seja relevante, nem todos se sentem preparados para fazer. Verificou-se ainda que apesar da maioria considerar relevante o uso de jogos como recurso pedagógico, nem todos fazem uso em suas aulas; sendo observado o uso de jogos durante o período da pesquisa por somente 20% professores. Acerca dos alunos, o estudo evidenciou que propostas educacionais com base no tema gerador “água” são capazes de facilitar e contribuir na aprendizagem. Os resultados, contudo, foram sensivelmente mais expressivos nas turmas em que houve a aplicação do jogo. Mostra-se assim, que os jogos educativos se configuram como pertinentes na educação básica, pois são capazes de potencializar a aprendizagem e contribuir significativamente quando inclusos nas práticas educacionais. A partir da aplicação produto educacional, demonstrar-se ainda que o jogo foi capaz de estimular, fundamentalmente, a participação e despertar o interesse dos grupos de alunos envolvidos.
Abstract: This study aimed to develop a methodological proposal based on the generative theme "water" and from it build a pedagogical resource in order to promote learning, generate reflections and stimulate the critical sense of students about environmental issues. In this sense, the work that is outlined as a case study and has a quali-quantitative approach was developed in a school from the private school network. The research subjects were 17 basic education teachers and 150 students divided into experimental and control classes. The technique for collecting data applied to teachers and students used the questionnaire as a research tool. Besides the questionnaires, two observation boards were used. Based on the results obtained, it was possible to verify that although in the conception of all teachers the approach to water is relevant, not all feel prepared to do it. It was also found that although most consider the use of games as a pedagogical resource to be relevant, not all make use of them in their classes; the use of games being observed during the survey by only 20% of the teachers. About the students, the study showed that educational proposals based on the generative theme "water" are able to facilitate and contribute to learning. The results, however, were significantly more expressive in the classes where the game was applied. It is thus shown that educational games are relevant in basic education because they are able to enhance learning and contribute significantly when included in educational practices. From the application of the educational product, it is also shown that the game was able to stimulate, fundamentally, the participation and arouse the interest of the groups of students involved.
Palavras-chave: Ensino de ciências ambientais
Educação básica
Tema gerador água
Jogos educativos
Environmental sciences teaching
Basic education
Generative theme water
Educational games
Área de Concentração: ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS
Linha de Pesquisa: AMBIENTE E SOCIEDADE
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Geociências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (Mestrado) - PROFCIAMB/IG

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_EnsinoCienciasAmbientais.pdf2,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons