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Tipo: Dissertação
Data do documento: 19-Mai-2021
Autor(es): RABELO, Maria Isabel dos Anjos Veiga
Primeiro(a) Orientador(a): ALENCAR, Cesário Augusto Pimentel de
Título: Cravelhas reguladoras: um procedimento psicofísico direcionado à formação do violinista
Citar como: RABELO, Maria Isabel dos Anjos Veiga. Cravelhas reguladoras: um procedimento psicofísico direcionado à formação do violinista. Orientador: Cesário Augusto Pimentel de Alencar. 2021. 80 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13371. Acesso em:.
Resumo: Esta pesquisa propõe a consecução de meios processuais metodológicos com o intuito de aprimorar o aprendizado, desenvolvimento e prática do violinista, considerando a sua formação constante e propensa à circunstância performativa, quando compreendida pelo evento referente à execução musical perante a espectadores. Sugere, a investida, analogias ilustrativas do estado do músico performer definidas em etapas metaforizadas, cuja síntese, intitulada Cravelhas Reguladoras, se concebe como a ferramenta de relevância contínua na performance musical, porque engloba os demais elementos vinculados entre si e compreendidos na figura do Tetraedro. Nesse sentido, as Cravelhas Reguladoras vão ao encontro do objetivo geral da incursão, qual seja investigar os procedimentos voltados à mencionada busca por uma potência psicofísica em cena, integralizando o organismo do músico em suas propriedades psicofísicas. A metodologia mesclou três procedimentos principais: revisão de literatura abraçando a linguagem musical e teatral, fazendo uso do termo de psicofisicalidade e do conceito de “princípios recorrentes” de Eugenio Barba; autorrelato de experiência como violinista e como discente durante a disciplina de treinamento psicofísico intentado ao domínio da presentificação cênica; estudo de caso com entrevistas semiestruturadas com estudantes do curso de Bacharelado em Música de Belém do Pará com habilitação em violino. Nessa etapa de relatos, específicos pontos foram consideravelmente reveladores de condutas adversas diante do questionamento sobre a necessidade de um preparo do violinista, habilitando-o a uma performance musical destituída de bloqueios. A investigação tem o aporte teórico de David Roland (2001), Sonia Ray (2015), Barry Green (1987) e Eugenio Barba (1991).
Abstract: This research proposes the achievement of methodological processual ways in order to improve the learning, development and practice of the violinist, considering its constant formation and willingness to performative circumstances, when understood by event referent to musical execution towards the spectators. Suggests, at rush, illustrative analogies of the state of the performer musician defined in metaphorized stages, which syntesis, entitled Cravelhas Reguladoras (turning pegs), is conceived as the processual tool of integral relevance of the other elements linked together and comprehended in the tetrahedon figure. In this sense, the turning pegs go towards the general goal of incursion, whatever is to investigate the procedures aimed at the aforementioned search for a psychophysical potency on the scene, integrating the musician’s organism on it’s psychophysical properties. The methodology mixed three main procedures: literature’s revision embracing the musical and theatrical language, using the term psychophysicality and the concept of “recurrent principles” of Eugenio Barba; self-report of violinist experience and as student during the psychophysical training with the purpose of domaining the scenic presentification; case study with semi-structured interviews with Music Bachelor’s students in Belém do Pará with violin habilitation. In this narrative stage, specific points were substantially answered before the questions about the need of a violinist’s preparation, enabling it to a musical performance without blockades. The investigation has the theorical support of David Roland (2001), Sonia Ray (2015), Barry Green (1987) e Eugenio Barba (1991).
Palavras-chave: Música - Instrução e Ensino
Música - Aspectos Psicológicos
Performance Musical
Performance (Arte)
Psicofísica
Músicos
Violino
Área de Concentração: ARTES
Linha de Pesquisa: POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Ciências da Arte
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

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