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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13372
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 21-Jan-2021 |
Autor(es): | CORRÊA, Rafaella Cristina Dias |
Primeiro(a) Orientador(a): | SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes |
Título: | Girassóis dançam: diário das sementes de um jardim |
Agência de fomento: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citar como: | CORRÊA, Rafaella Cristina Dias. Girassóis dançam: diário das sementes de um jardim. Orientadora: Ana Flávia Mendes Sapucahy. 2020. 160 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13372. Acesso em: |
Resumo: | Esta pesquisa trata do fazer artístico da pessoa com deficiência, isto é, do processo de criação em dança em que ela é capaz de desenvolver diante do seu corpo peculiar, o corpo girassol. Partindo desse ponto de vista, podemos dizer que é de suma importância que a pessoa tenha conhecimento do seu próprio corpo, por vezes, adormecido e inexplorado. Proponho-me a vivenciar caminhos de uma dança desprendida de suportes técnicos ou padrões já estabelecidos de movimento, buscando, todavia, experienciar a necessidade do ato de se mover em suas diversas qualidades cotidianas de movimento, considerando a diversidade de expressão artística da pessoa. Lanço-me então à dança como um meio e não como um fim em si próprio, segundo Santos e Figueiredo (2002-2003). As sementes são alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Marituba. Iremos nos valer de diversos adudos feitos por especialistas na temática em tela, a saber: Izabel Marques (2010), Klauss Vianna (2005), Cecilia Salles (2016), Jussara Miller (2010), Ana Flávia Mendes (2010). Tais referências serão fundamentais para elaborar uma visão de dança que vise incluir, em detrimento da aula engessada de dança, algo tão recorrente na nossa realidade. |
Abstract: | This research is about artistic production in dance with disabilities people, this is, the process of creation in dance in which it’s able to develop against this peculiar body, the sunflower body. From this point of view, we can say that it’s paramount importance that the person has knowledge of his own body, asleep and untapped, sometimes. I propose to experience ways of a dance detached from technical supports or established patterns of movement, seeking, however, to experience the necessity of moving in its various daily qualities of ovement, considering the diversity of artistic expression of the person. I then launch myself into dance as a means and not as an end in itself. According to Santos and Figueiredo (2002-2003). This seeds of the Association of Parents and Friends of the Exceptional (APAE) of the municipality of Marituba. We will use several fertilizers made by specialists in the theme: Izabel Marques (2010), Klauss Vianna (2005), Cecilia Salles (2016), Jussara Miller (2010), Ana Flávia Mendes (2010). These references will be fundamental to elaborate a dance vision that aims to include, in detriment of the cast dance class, something so recurrent in our reality. |
Palavras-chave: | Dança - Pará Pessoas com deficiência Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Processo de criação |
Área de Concentração: | ARTES |
Linha de Pesquisa: | POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Ciências da Arte |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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