Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13374
Tipo: Tese
Data do documento: 18-Mar-2021
Autor(es): CHARONE, Neder Roberto
Primeiro(a) Orientador(a): SOUZA, José Afonso Medeiros
Primeiro(a) coorientador(a): SILVA, Joel Cardoso da
Título: Crônica/Memorial sobre a produção artística na Belém do final do século XX: três coleções e alguns biografemas
Citar como: CHARONE, Neder roberto. Crônica/Memorial sobre a produção artística na Belém do final do século XX: três coleções e alguns biografemas. Orientador: José Afonso Medeiros Souza. 2021. 275 f. Tese (Doutorado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13374. Acesso em:
Resumo: Esta pesquisa caminha pela via da história e da memória para expor uma vivência participativa e observativa do campo cultural e artístico da cidade de Belém do Pará nas três últimas décadas do século XX. Este espaço de tempo cronológico é construído por uma série de fatores e atitudes que impulsionaram o campo produtivo das artes, principalmente as artes plásticas e visuais, provocados pelos sismos da década anterior (os anos de 1960) e pelo rompimento do relativo isolamento territorial e cultural. O modo como está escrito tem estrutura de egohistória e de compreensões significativas num sentido fenomenológico sobre acervo, coleções e relação entre proprietário e obra, além do espaço existencial de ambos, complementado por comentário sobre as obras em sua composição, com bases na atitude professoral dos anos de docência. O marco zero da investigação deu-se em entrevista presencial sobre a origem do conjunto, seguido de seu registro visual, sequenciado pelo mapeamento dos artistas e técnicas O aporte teórico tem ancoragem principalmente em Paul Rucouer, Araci Amaral, Francois Dosse, Peter Burke, Georges Didi-Huberman, Jacques LeGoff, Philipp Blom, Aby Warburg, Ulpiano Menezes, Philadelpho Menezes, José Afonso Medeiros Souza, Mariza Mokarzel, e Aldrin Moura de Figueiredo. Em anexo, há uma seção descritiva das décadas, com citação dos fatos e seus influxos sociais, políticos e suas possíveis ingerências no conteúdo das obras contidas nos acervos e recolhidos em jornais e periódicos que circularam na capital Belém, nas décadas estudadas, tornando-se uma fonte de suma importância buscada também em bibliotecas e acervos de instituições (como museus e teatros) para se ter a memória entendida como faculdade, mas também entendida como história da arte, tornada uma crônica de um período determinado.
Abstract: This research goes the way of history and memory to expose a participatory and observative experience of the cultural and artistic field in city of Belém do Pará in the last three decades of the 20th century. This chronological time space is constructed by a series of factors and attitudes that drive the productive field in the arts, mainly the visual and visual arts, caused by the earthquakes of the the 1960s, and the disruption of territorial isolation and Cultural. The way it is written has a structure of egohistory and significant understandings in a phenomenological sense; collections, collections, the relationship between owner and work, in addition to the existential space of both and complemented by commentary on the works in their composition, based on the teaching attitude of the teaching years. In the descriptive section of the decades there is a citation of the facts and their social and political inflows and their possible interference in the contents of the works contained in the collections. Ground zero of the investigation took place in a face-to-face interview about the origin of the set followed by its visual record, sequenced by the mapping of artists and techniques. The theoretical contribution is anchored mainly in Paul Rucouer, Araci Amaral, Francois Dosse, Peter Burke, Didi Huberman, Arnould Hauser, Jacques LeGoff, Philipp Blom, Terry Eagletom, Aby Warburg, Anne Cauqueliin, Walter Zanine Ulpiano Menezes, Pierre Nora, José Afonso Medeiros Souza, Mariza Mokarzel, Aldrin Moura Figueiredo in addition to the search in newspapers and periodicals that circulated in the decade studied and a source of paramount importance that were the libraries and collections of institutions such as museums and theaters to have the memory understood as college, but also understood as history of the arts in a certain period.
Resumen: Esta investigación recorre el camino de la historia y la memoria para exponer una experiencia participativa y observacional del campo cultural y artístico de la ciudad de Belém do Pará en las últimas tres décadas del siglo XX. Este espacio cronológico de tiempo está construido por una serie de factores y actitudes que impulsaron el campo productivo de las artes, principalmente las artes plásticas y visuales, provocadas por los terremotos de la década anterior (la década de 1960) y por la ruptura del relativo territorio. y aislamiento cultural. Su forma de redacción tiene una estructura de egohistoria y entendimientos significativos en sentido fenomenológico sobre el acervo, las colecciones y la relación entre propietario y obra, además del espacio existencial de ambos, complementado con el comentario sobre las obras en su composición, basado en la actitud docente de años de docencia. En el apartado descriptivo de las décadas se cita los hechos y sus influencias sociales y políticas y su posible injerencia en los contenidos de las obras contenidas en las colecciones. El punto cero de la investigación tuvo lugar en una entrevista presencial sobre el origen del conjunto, seguida de su registro visual, secuenciado por el mapeo de artistas y técnicas. El soporte teórico está anclado principalmente en Paul Rucouer, Araci Amaral, Francois Dosse, Peter Burke, Georges Didi-Huberman, Arnoudl Hauser, Jacques LeGoff, Philipp Blom, Terry Eagleton, Aby Warburg, Anne Cauqueliin, Ulpiano Menezes, Philadelpho Menezes, José Afonso Medeiros Souza, Mariza Mokarzel y Aldrin Moura de Figueiredo entre otros. Además de estos, la búsqueda en diarios y revistas que circularon en las décadas estudiadas, se convirtió en una fuente de suma importancia buscada en bibliotecas y colecciones de instituciones (como museos y teatros) para tener la memoria entendida como facultad, pero también entendida como Historia del arte hecha crónica de un período determinado.
Palavras-chave: Arte Moderna – Pará
Arte - Séc. XX - Pará
Arte e História
Memória
Área de Concentração: ARTES
Linha de Pesquisa: HISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTES
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Ciências da Arte
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Teses em Artes (Doutorado) - PPGARTES/ICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_ProducaoArtisticaBelem.pdf13,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons