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dc.creatorSILVA, Vanessa Monteiro da-
dc.date.accessioned2021-08-17T17:10:12Z-
dc.date.available2021-08-17T17:10:12Z-
dc.date.issued2020-03-24-
dc.identifier.citationSILVA, Vanessa Monteiro da. Um amor sem fim: interações e afetos entre ouvintes de um programa romântico de rádio em Belém, no Pará. Orientadora: Netília Silva dos Anjos Seixas. Belém. 2020. 149 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Cultura e Amazônia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13490. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13401-
dc.description.abstractThe objective of this research is to understand the dynamics of WhatsApp group interactions that lead to the construction of affective bonds between listeners and radio programs, based on the Amor Sem Fim radio program. The program has been broadcast since 1993 on the 99FM radio, in Belém, Pará. Amor Sem Fim proposes to pack “the hearts in love” and, more than presenting a romantic musical production, it also serves as loving mail among its listeners. Through a board called Clube da Amizade, listeners have the chance to get to know each other, and, from there, develop (or not) some kind of relationship. Throughout this duration, several couples have already graduated through the program, and Amor Sem Fim continues to play its role as cupid. Since 2014, the program has had a new way to interact with the listener: WhatsApp. Without having more space to talk live during Amor Sem Fim, the inclusion of the app as a form of participation on the radio made listeners advance in their forms of interaction, creating WhatsApp groups formed only by people who like to listen to the program. With that, they started to interact independently of the transmission time of Amor Sem Fim and the mediation by Clube da Amizade. One of these groups is Amigos do Aelson, whose interactions left the virtual field and went to the face-to-face, with listeners promoting meetings in malls, clubs, and restaurants. With this interaction, the members of the group end up establishing ties, ranging from friendships to romances. This study proposes to have a relational conception (FRANÇA, 2016; SODRÉ, 2006), having as the guiding theories the studies of interactions (LEMOS, 1997; THOMPSON, 1998, 2018; PRIMO, 2007) and the relationships of affection established between listeners (RECUERO, 2005; 2009; RUDIGER, 2013; GRISA, 2003). For this, it is necessary to understand the specifics of the radio medium, from classic studies (LOPES, 1988; BACHELARD, 2005; MCLEISH, 2001), to the present, with its new characteristics and transformations (KISCHINHEVSKY, 2007, 2016; SILVER, 2002, 2008; QUADROS, 2003, 2017). To achieve the objective of this research, the methodology adopted followed a qualitative approach, with the use of techniques such as interviews, field diary, participant observation, and documentary research. Based on the data obtained and the theory consulted, the data analysis showed that the listener presents different forms of interaction, trusts friendship with the speaker, creates affective bonds in the group and perceives the program as a bond that unites them all.pt_BR
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectRádiopt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectAfetopt_BR
dc.subjectPrograma de rádiopt_BR
dc.subjectRadiopt_BR
dc.subjectInteractionpt_BR
dc.subjectAffectionspt_BR
dc.subjectAmor Sem Fim programpt_BR
dc.titleUm amor sem fim: interações e afetos entre ouvintes de um programa romântico de rádio em Belém, no Parápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1SEIXAS, Netília Silva dos Anjos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2301685130625189pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3357034269545398pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é compreender a dinâmica de interações em grupo de WhatsApp que leva à construção de vínculos afetivos entre ouvintes e programas de rádio, a partir do estudo do programa Amor Sem Fim. O programa é transmitido desde 1993 pela rádio 99FM, em Belém, no Pará. O Amor Sem Fim se propõe a embalar “os corações apaixonados” e, mais do que apresentar uma produção musical romântica, também faz as vezes de correio amoroso entre seus ouvintes. Por meio de um quadro chamado Clube da Amizade, os ouvintes têm a chance de se conhecer, e, a partir daí, desenvolver (ou não) algum tipo de relação. Em todo esse tempo de duração, vários casais já se formaram por intermédio do programa, e o Amor Sem Fim continua desempenhando seu papel de cupido. Desde 2014, o programa passou a ter uma nova forma para interação com o ouvinte: o WhatsApp. Sem ter mais espaço para falar ao vivo durante o Amor Sem Fim, a inclusão do aplicativo como forma de participação na rádio fez com que os ouvintes avançassem em suas formas de interação, criando grupos de WhatsApp formados somente por pessoas que gostam de ouvir o programa. Com isso, eles passaram a interagir independente do horário de transmissão do Amor Sem Fim e da mediação do Clube da Amizade. Um desses grupos é o “Amigos do Aelson”, cujas interações saíram do campo virtual e foram para o presencial, com os ouvintes promovendo encontros em shoppings, clubes e restaurantes. Com essa interação, os integrantes do grupo acabam por estabelecer laços, que vão de amizades a romances. Este estudo se propõe a ter uma concepção relacional (FRANÇA, 2016; SODRÉ, 2006), tendo como teorias norteadoras os estudos das interações (LEMOS, 1997; THOMPSON, 1998, 2018; PRIMO, 2007) e das relações de afeto estabelecidas entre ouvintes (RECUERO, 2005, 2009; RUDIGER, 2013; GRISA, 2003). Para isso, é necessário compreender as especificidades do meio rádio, desde os estudos clássicos (LOPES, 1988; BACHELARD, 2005; MCLEISH, 2001), até a atualidade, com suas novas características e transformações (KISCHINHEVSKY, 2007, 2016; PRATA, 2002, 2008; QUADROS, 2003, 2017). Para alcançar o objetivo desta pesquisa, a metodologia adotada seguiu uma abordagem qualitativa, com a utilização de técnicas como a realização de entrevistas, anotações de campo, observação participante e pesquisa documental. A partir dos dados obtidos e da teoria consultada, a análise dos dados mostrou que o ouvinte apresenta diversas formas de interação, confia na amizade com o locutor, cria vínculos afetivos no grupo e percebe o programa como laço que une todos eles.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazôniapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaPROCESSOS COMUNICACIONAIS E MIDIATIZAÇÃO NA AMAZÔNIApt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoCOMUNICAÇÃOpt_BR
dc.description.affiliationUFRA - Universidade Federal Rural da Amazôniapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Comunicação, Cultura e Amazônia (Mestrado) - PPGCOM/ILC

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