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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 18-Jun-2020
metadata.dc.creator: CARDOSO, Natália Moraes
metadata.dc.description.affiliation: PMC - Prefeitura Municipal de Cametá
metadata.dc.contributor.advisor1: FAIRCHILD, Thomas Massao
Title: Idas e vindas da escrita: construção coletiva de procedimentos de avaliação da produção textual para os anos finais do Ensino Fundamental
metadata.dc.description.sponsorship: 
Citation: CARDOSO, Natália Moraes. Idas e vindas da escrita: construção coletiva de procedimentos de avaliação da produção textual para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Orientador: Thomas Massao Fairchild. 2020. 169 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13403 . Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho, discutimos uma experiência de ensino da escrita pautada na organização coletiva do trabalho pelos professores da área de Língua Portuguesa da Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimunda da Silva Barros, situada na periferia da cidade de Cametá, nordeste do Pará. A pesquisa teve início com a avaliação e re(construção) de um projeto de escrita previamente existente na escola, pensada a partir das análises dos resultados do projeto e dos textos produzidos pelos alunos. Propusemos, no ano letivo de 2019, algumas alterações e/ou modificações no projeto baseando-nos em nosso objetivo geral, que consistiu em desenvolver uma proposta de ensino da escrita para os anos finais do ensino fundamental que permitisse ao corpo docente de Língua Portuguesa da instituição produzir sua própria avaliação do desempenho dos alunos, com vistas à elaboração de um projeto de formação do aluno leitor e escritor. Para a consecução deste, propusemos como objetivos específicos: a) criar espaços de trabalho coletivo na escola, envolvendo o corpo docente de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental, por meio da proposição de um grupo de trabalho sobre escrita; b) avaliar coletivamente os resultados do projeto “A redação em exame” do ano de 2018; c) tornar a escola e a sala de aula de língua materna espaço de exercício cotidiano da escrita pela proposição e execução de um projeto de escrita coletivamente construído pelos docentes de Língua Portuguesa; d) criar formas de avaliação e acompanhamento do desenvolvimento da escrita dos alunos que possam ser compartilhadas pela escola, de modo a favorecer a continuidade do trabalho. O enfoque teórico que nos ajudou a pensar essas ações pautou-se em duas “frentes”. Na primeira, de modo geral relacionada à área da educação, valemo-nos dos estudos de Michael Apple (1989; 1995); Jorge Larrosa (2002) e Maurice Tardif e Claude Lessard, (2005), que discutem a relação entre as práticas docentes e os conhecimentos que sustentam o trabalho docente. Na segunda, no âmbito da linguagem, contamos com as contribuições de Mikhail Bakhtin e Valentín Volochinov ([1979] 1997), Eglê Franchi (1986), Lucy Mccormick Calkins (1989), Magda Soares (1992), Cláudia Riolfi et al. (2008), Sírio Possenti (2009), e, de modo especial, com as obras de João Wanderley Geraldi (1984; 1997; 2015), as quais nos ofereceram a oportunidade de pensar o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa numa perspectiva interacionista, considerando as próprias práticas escolares como espaço social de trocas, de resistências e de transformações. A metodologia de nosso trabalho consistiu em uma pesquisa-ação crítica, nos termos de Ghedin e Franco (2008), cuja natureza se constitui de uma pesquisa descritivo-qualitativa de caráter diagnóstico, pela qual realizamos um trabalho de observação, investigação e reflexão do produto de nossa própria prática docente. Em sala de aula, realizamos atividades diversas pautando-nos nos três pilares do ensino de língua materna que, segundo Geraldi (1984), são: leitura, produção textual e análise linguística. De modo geral, essas atividades tiveram como objetivo levar os alunos a produzir textos de bases narrativo-descritiva e expositivo-argumentativa. Os resultados apontam em duas direções: a primeira refere-se à possibilidade de se efetivar na escola espaços de discussão nos quais a coletivização do trabalho aponte caminhos para soluções de problemas enfrentados na sala de aula. Já no que se refere aos alunos, mostramos com nossa experiência no chão da sala de aula que é possível nas aulas de língua materna propiciar a construção de processos de escrita que permitam aos alunos constituírem-se como autores.
Abstract: In this paper, we discuss an experience of teaching writing based on the collective organization of work by teachers in the Portuguese Language area at the Municipal School of Elementary Education Raimunda da Silva Barros, located on the outskirts of the city of Cametá, northeast of Pará. The research began with the evaluation and re (construction) of a writing project previously existing in the school, thought from the analysis of the results of the project and the texts produced by the students. We proposed, in the 2019 academic year, some changes and / or modifications to the project based on our general objective, which consisted of developing a proposal for teaching writing for the final years of elementary school that would allow the Portuguese language faculty of the institution to produce its own assessment of student performance, with a view to developing a training project for student readers and writers. To achieve this, we proposed the following specific objectives: a) to create spaces for collective work at school, involving the Portuguese language teaching staff of the final years of elementary school, by proposing a working group on writing; b) collectively evaluate the results of the project “The essay in exam” for the year 2018; c) make the Portuguese language school and classroom a space for daily exercise of writing by proposing and implementing a writing project collectively built by Portuguese language teachers; d) create forms of evaluation and monitoring of students' writing development that can be shared by the school, in order to favor the continuity of the work. The theoretical approach that helped us to think about these actions was based on two “fronts”. In the first, generally related to the area of education, we use the studies of Michael Apple (1989; 1995); Jorge Larrosa (2002) and Maurice Tardif and Claude Lessard, (2005), who discuss the relationship between teaching practices and the knowledge that sustain teaching work. In the second, in terms of language, we have the contributions of Mikhail Bakhtin and Valentín Volochinov (1997), Eglê Franchi (1986), Lucy Mccormick Calkins (1989), Magda Soares (1992), Cláudia Riolfi et al. (2008), Sírio Possenti (2009), and, especially, with the works of João Wanderley Geraldi (1984; 1997; 2015), which offered us the opportunity to think about teaching and learning Portuguese in an interactionist perspective, considering school practices themselves as a social space for exchanges, resistances and transformations. The methodology of our work consisted of a critical action research, in the terms of Ghedin and Franco (2008), whose nature is composed of a descriptive-qualitative research of diagnostic character, through which we carry out a work of observation, investigation and reflection of the product of our own teaching practice. In the classroom, we carry out various activities based on the three pillars of mother tongue teaching which, according to Geraldi (1984), are: reading, textual production and linguistic analysis. In general, these activities aimed to lead students to produce narrative-descriptive and expository-argumentative texts. The results point in two directions: the first refers to the possibility of implementing spaces for discussion in the school in which the collectivization of work points out ways to solve problems faced in the classroom. With regard to students, we have shown with our experience on the classroom floor that it is possible in mother tongue classes to provide the construction of writing processes that allow students to establish themselves as authors.
Keywords: Produção textual
Coletivização do trabalho
Avaliação
Textual production
Collectivization of work
Evaluation
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: LINGUAGENS E LETRAMENTOS
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: TEORIAS DA LINGUAGEM E ENSINO
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Letras ( Mestrado Profissional) - PROFLETRAS/ILC

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