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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13407
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 28-Mai-2020 |
Autor(es): | TEIXEIRA, Mísley da Cruz |
Primeiro(a) Orientador(a): | CORDEIRO, Luciana de Nazaré Pinheiro |
Título: | Estudo da colmatação em concretos permeáveis para tráfego leve e de pedestres |
Citar como: | TEIXEIRA, Mísley da Cruz . Estudo da colmatação em concretos permeáveis para tráfego leve e de pedestres. Orientadora: Luciana de Nazaré Pinheiro CORDEIRO. 2020. 88 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Infraestrutura e Desenvolvimento Energético) ‒ Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13407. Acesso em:. |
Resumo: | O concreto permeável é um material usado principalmente como revestimento de pavimentação para a minimização dos efeitos da impermeabilização superficial. Porém, a suscetibilidade deste material à colmatação (processo de entupimento dos poros) é um dos fatores limitantes à sua utilização. Por isso, a colmatação passou a ser objeto de estudo de várias pesquisas, como esta que avaliou o efeito deste processo em concretos permeáveis a serem usados como revestimento de pavimentação de tráfego leve e de pedestres. Para tanto, um programa experimental foi elaborado com o objetivo de caracterizar o material, produzido com inserção de diferentes percentuais de agregado miúdo, e avaliar a evolução da colmatação causada por tipos diferentes de sedimentos (areia e argila). Os espécimes moldados foram submetidos a ensaios de caracterização e de permeabilidade, após ciclos de deposição de sedimentos e de limpeza por aspiração. Os resultados da caracterização do material no estado fresco corroboraram a afirmação comum na comunidade acadêmica de que a inserção de agregado miúdo nas composições granulométricas aumenta a massa unitária e a resistência mecânica e reduz o percentual de vazios e a permeabilidade do concreto. Quanto à evolução da colmatação observou-se que os sedimentos de granulometria maior (areia) provocaram a perda de permeabilidade com o tamponamento da camada superior das amostras, com taxas de perda de até 21,13% após os ciclos de deposição. Já os sedimentos mais finos (argila) provocaram a colmatação das camadas inferiores, com um percentual final de redução da permeabilidade variando entre 8,45 e 16,46%. A eficiência da manutenção foi comprovada com a recuperação total da permeabilidade para colmatação por areia, e de 96,85% para a sedimentação com argila. Estes resultados permitem afirmar que sedimentos de qualquer granulometria promovem a perda de permeabilidade do material, mas que esta é facilmente recuperável com a manutenção/limpeza do pavimento, o que permite confirmar que a vida útil do pavimento, no que tange à sua capacidade drenante, está diretamente associada à limpeza periódica do mesmo. |
Abstract: | Permeable concrete is a material mostly used as paving coating to reduce the effects of surface sealing. The material’s susceptibility to clogging is considered as a disadvantage, and it became an object of study in research about this material, as this one which evaluated the effect of clogging on permeable concretes used as pavement coating to light traffic. To this end, an experimental program was elaborated to characterize the material, designed with different percentages of fine aggregate, and to evaluate the evolution of clogging in permeable. The specimens were submitted to characterization and permeability tests after deposition cycles of different types of sediments (sand and clay) and cleaning by aspiration. The results of fresh material characterization corroborated the common assertion in the academic community that the insertion of fine aggregate in mix compositions increases the unit mass and the mechanical strengths and reduces the void percentage and the permeability of the concretes. The clogging tests proved that larger particle size sediments (sand) caused a loss of permeability due to sealing of the upper layer of the specimen, with loss ratios up to 21,13% at the end of the 20th sedimentation cycle, while the smaller particle size sediments (clay) induce to a deeper clogging, with a permeability reduction varying of 8,45% to 16,46%. The maintenance efficiency was proven by total recovery of clogging by sand, and a recovery percentage of 96,85% to clogging by clay. These results make it possible to declare that any particle size can clog the material, but also it is easy to recover its permeability by maintaining/cleaning of the pavement, which confirms that the pavement lifespan and raining capacity are directly associated to its periodic cleaning. |
Palavras-chave: | Concreto Permeabilidade Pavimentos Colmatação |
Área de Concentração: | INFRAESTRUTURA |
Linha de Pesquisa: | TECNOLOGIA DOS MATERIAIS |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::MATERIAIS E COMPONENTES DE CONSTRUCAO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia - NDAE/Tucuruí |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Infraestrutura e Desenvolvimento Energético |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte URI: | Disponível na Internet via Sagitta |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Engenharia de Infraestrutura e Desenvolvimento Energético (Mestrado) - PPGINDE/NDAE/Tucuruí |
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