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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13436
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 30-Mar-2020 |
Autor(es): | SILVA, Clara Maria Mesquita |
Afiliação do(s) Autor(es): | PMCP - Prefeitura Municipal de Cachoeira de Piriá |
Primeiro(a) Orientador(a): | ABDON, Iaci de Nazaré Silva |
Título: | A descrição como recurso textual-discursivo na produção escrita de alunos; proposta didática para o Ensino Fundamental |
Agência de fomento: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citar como: | SILVA, Clara Maria Mesquita. A descrição como recurso textual-discursivo na produção escrita de alunos: proposta didática para o Ensino Fundamental. Orientadora: Iaci de Nazaré da Silva Abdon . 2020. 174 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13436. Acesso em: . |
Resumo: | Este trabalho tem como tema a descrição como recurso textual-discursivo na produção escrita de alunos. Merece atenção neste estudo o fato de que a descrição, como recurso de composição textual, contribui para a coerência e serve à argumentatividade. Os alunos têm dificuldades de operar/escrever sequências descritivas com valor argumentativo/expressivo. E a descrição constitui uma demanda sociodiscursiva diária. Considerando esses pontos, esta pesquisa perguntou: de que conhecimento os alunos dispõem quanto ao uso de sequências descritivas? Objetivou projetar e executar uma proposta didática - parcialmente baseada em Lopes-Rossi (2011; 2006) - composta por atividades que analisassem a descrição como recurso textual/discursivo, visando ao desenvolvimento/aprimoramento da competência descritiva dos alunos. Metodologicamente, este trabalho norteou-se pelos processos da pesquisa-ação. Fez-se uma análise descritiva/exploratória de como os livros didáticos, de três coletâneas de Língua Portuguesa, destinadas aos anos finais do Ensino Fundamental, abordam didaticamente a tipologia descrição. Analisou-se, diagnosticamente, se os alunos da pesquisa inserem sequências descritivas em seus textos/contos. Se inserem, como procedem? Depois, a proposta foi aplicada e os resultados analisados, observando-se os novos textos/contos escritos pelos alunos. Este trabalho ancora-se nas construções teóricas da Linguística Textual, tocantes ao texto e ao fato de que a textualidade é resultado da articulação entre fatores linguísticos e não linguísticos; e à concepção interacional da linguagem ao tratar do processo de escrita - (KOCH 2017; 2016); Marcuschi (2010; 2012); Antunes (2010); e Bronckart (1999). E, sobretudo, orienta-se por exposições de Marquesi (1995; 2007; 2011; 2017) concernentes à formulação de uma teoria à superestrutura da descrição e a especificidades linguístico-discursivas dessa sequência tipológica. No desenvolvimento da pesquisa, identificou-se que, em predominância, as atividades sugeridas por livros didáticos tratam a descrição de modo superficial, fora de contextos, ou como pretexto para a metalinguagem. Os resultados obtidos após a implementação da proposta didática mostraram relativa progressão das descrições construídas. Os alunos manifestaram avanço no processo de filtrar com coerência as características evidenciadas pelas descrições feitas. Teceram, portanto, recortes descritivos favoráveis à progressão temática/semântica de seus contos. Já esboçam habilidades de construção de descrições mais criativas, mais complexas: que saem do plano das operações concretas ao plano das operações lógicas, por meio do uso de recursos estilísticos. Avalia-se, portanto, que empreender estratégias de ensino em que a tipologia descrição é estudada - considerando sua função discursiva, argumentativa e expressiva - pode contribuir para o aperfeiçoamento da capacidade dos alunos de criar imagens verbais coerentes com objetivos específicos (revelar o perfil de uma personagem, criar pistas enigmáticas, gerar suspense...). |
Abstract: | This work has as its theme the description as a textual discursive resource in the students’ written production. It is worth noting in this study the fact that the description, as a resource of textual composition, contributes to the coherence and it fits to the argumentativeness. Students find it difficult to operate / write descriptive sequences with an argumentative / expressive value. And the description constitutes a daily sociodiscursive demand. Considering these points, this research asked: what knowledge do students have regarding the use of descriptive sequences? It aimed to design and carry out a didactic proposal - partially based on Lopes-Rossi (2011; 2006) - composed of activities that analyzed the description as a textual / discursive resource, aiming at the development / improvement of the students' descriptive competence. Methodologically, this work was guided by the processes of research-action. A descriptive / exploratory analysis was made of how the textbooks, from three collections of Portuguese Language, intended for the final grades of Elementary School, didactically approach the typology description. It was analyzed, diagnostically, if the students researched add descriptive sequences to their texts / tales. If so, how do they proceed? Then, the proposal was applied and the results analyzed, observing the new texts / tales written by the students. This work is substantiated on the theoretical constructions of Textual Linguistics, concerning the text and the fact that textuality is the result of the connection between linguistic and non-linguistic factors; and the interactional conception of language when dealing with the writing process - (KOCH 2017; 2016); Marcuschi (2010; 2012); Antunes (2010); and Bronckart (1999). And, above all, it is guided by exposures of Marquesi (1995; 2007; 2011; 2017) concerning the formulation of a theory to the descriptive superstructure and to the linguistic-discursive specificities of this typological sequence. In the process of the research, it was identified that, predominantly, the activities suggested by textbooks cover the description superficially, out of the contexts, or as a pretence for metalanguage. The results obtained after the implementation of the didactic proposal showed a relative progression of the constructed descriptions. The students showed progress in the development of coherently draining the characteristics highlighted by the descriptions made. Therefore, they made descriptive utterance favorable to the semantic / thematic progression of their tales. They already outline skills for building more creative, more complex descriptions: which move from the level of concrete operations to the level of logical operations, through the use of stylistic resources. It is evaluated, therefore, that undertaking teaching strategies in which the description typology is studied - considering its discursive, argumentative and expressive function - can contribute to the improvement of the students' ability to create verbal images coherent with specific goals (revealing the profile of a character, producing cryptic clues, creating suspense ...). |
Palavras-chave: | Sequências tipológicas Descrição Produção textual Ensino Typological sequences Description Text production Teaching |
Área de Concentração: | LINGUAGENS E LETRAMENTOS |
Linha de Pesquisa: | LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL - DIVERSIDADE SOCIAL E PRÁTICAS DOCENTES |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Letras e Comunicação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Letras ( Mestrado Profissional) - PROFLETRAS/ILC |
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