Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13494
Tipo: Dissertação
Data do documento: 21-Fev-2019
Autor(es): PALHETA, Marcos Roberto Pinho
Afiliação do(s) Autor(es): EBOSQUE/SEMEC - Escola Bosque Prof. Eidorfe Moreira
SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação
Primeiro(a) Orientador(a): FERRAZ, Antônio Máximo von Sohsten Gomes
Título: O aprender poético na obra Grande Sertão: veredas de João Guimarãres Rosa
Citar como: PALHETA, Marcos Roberto Pinho. O aprender poético na obra Grande Sertão: veredas de João Guimarães Rosa. Orientador: Antônio Máximo von Sohsten Gomes Ferraz. 2019. 108 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13494. Acesso em: 11.2019
Resumo: O objetivo desta pesquisa é investigar o aprender poético presente na obra Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, tendo como fio condutor o sentido do pensar, como um deixar-se atingir pela questão fundamental do humano enquanto ser-no-mundo, exposto no caminho de sua constituição ontológica pela linguagem originária, no constructo ontológico da personagem Riobaldo. Nesse sentido, pretende-se pesquisar o sentido poético originário que é tecido na obra-prima de João Guimarães Rosa, para situá-la como uma narrativa poético-educadora, ou seja, aquela que é poética porque realiza a verdade ontológica do ser e que é educadora porque realiza o humano como cuidador dessa verdade, como ente, cuja essência é ser-no-mundo. Não o humano como experiência entificadora, no interior das condições predeterminadas de uma ciência, considerado um sujeito formal do conhecimento, mas que somente pode ser encontrado na situação finita do entre-ser e que se realiza como transcendência finita. Propõe-se observar a obra Grande Sertão: veredas como uma narrativa cosmogônica que introduz o aprender poético como linguagem originária, revelando, na trajetória de Riobaldo, a travessia hermenêutica do aprender, como tarefa de um pensar questionante que realiza o humano no mundo. Mostrar, também, que a narrativa rosiana é poética, pois atravessa a palavra em uso instrumental, revelando, com isso, a linguagem originária como expressão poética. A linguagem é poética porque revela o próprio oculto na impropriedade da existência no mundo. É a expressão do poeta-pensador, porque toda linguagem é, originariamente, poesia.
Abstract: The aim of the present research is to investigate the poetic learning in Grande Sertão: Veredas, book by João Guimarães Rosa. The guiding thread of this research is the meaning of thinking, like a letting ourselves be reached by the fundamental question of human as being-in-the-world, that is exposed in the way of its ontological constitution by the originary language, in the ontological construct of the character Riobaldo. In this sense, the intention is to investigate the original poetic meaning that is woven in the Guimarães Rosa masterpiece to situate it as a poetic-educative narrative: poetic because it realizes the ontological truth of being, and educative because it realizes the human being as caretaker of this truth, as a being whose essence is being-in-the-world. Not the human being, considered a formal subject of knowledge, as entifying experience within the predetermined conditions of a science, but one who can only be found in the finite situation of the crossing and that is realized as a finite transcendence. Grande Sertão: veredas should be considered a cosmogonic narrative that introduces the poetic learning as originary language and unveils, in the Riobaldo’s track, the hermeneutic crossing of learning, as the task of a questioning thinking that realizes the human being in the world. In conclusion, this study also intends to show that the rosiana narrative is poetic, because it crosses the word in instrumental use, and thus reveals the originary language as a poetic expression. Language is poetic because it makes known the very hidden in the impropriety of existence in the world. It is the expression of the poet-thinker because all language is originally poetry.
Palavras-chave: Alétheia
Aprender
Linguagem
Poesia
Humano
Learning
Language
Poetry
Human being
Área de Concentração: ESTUDOS LITERÁRIOS
Linha de Pesquisa: LITERATURA, MEMÓRIAS E IDENTIDADES
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_AprenderPoeticoNa.pdf880,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons