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Tipo: Dissertação
Data do documento: 28-Jan-2021
Autor(es): SOUZA, Patrícia Abud
Primeiro(a) Orientador(a): BRITO, Maria dos Remédios de
Título: Construindo memórias: produção de álbum objetoartisticográfico ilustrando a vida e morte das memórias de uma família libanesa em Belém
Citar como: SOUZA, Patrícia Abud. Construindo memórias: produção de álbum objetoartisticográfico ilustrando a vida e morte das memórias de uma família libanesa em Belém. Orientadora: Maria dos Remédios de Brito. 2020. 144f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13541. Acesso em:.
Resumo: A presente pesquisa busca entender o envolvimento afetivo que uma família descendente de imigrantes tem com suas fotografias, através das memórias que as mesmas carregam, tomando como apoio para o trabalho artístico o processo de luto e do esquecimento. Para isso, foi necessário fazer um apanhado histórico da imigração libanesa no Brasil e no Pará, através de pesquisa bibliográfica e fotografias jornalísticas, além de identificar o quão é importante em um grupo familiar a preservação das recordações. Ao longo desta pesquisa procuro estabelecer um diálogo entre autores como José Alberto Buchabiqui e Assaad Zaidan que trata sobre a imigração libanesa; Edgar Morin e Henry Bergson que falam sobre a questão da memória individual, perda de individualidade; relacionado à questão da morte, Maurice Halbwachs e Fernando Catroga como base para a memória coletiva, já Philippe Áries, João José Reis, Charles Feitosa, Roland Barthes, Maria Eliza Borges, Boris Kossoy, Jay Ruby, Michel Vovelle e Koury tratam de questões relacionadas a costumes fúnebres, inclusive na arte e na história da fotografia, Yosef Hayim Yerushalmi falando sobre esquecimento; e, por fim, como o processo de luto pode ser trabalhado dentro da arte, através de estudos de Hanna Segal e Sigmund Freud.
Abstract: The present research seeks to understand the affective involvement that a family descendant of immigrants has with their photographs, through the memories that they carry, taking as a support for the artistic work the process of mourning and forgetting. For this, it was necessary to make a historical overview of Lebanese immigration in Brazil and Pará, through bibliographic research and journalistic photographs, in addition to identifying how important the preservation of memories is in a family group. Throughout this research I try to establish a dialogue between authors such as José Alberto Buchabiqui and Assaad Zaidan that deals with Lebanese immigration; Edgar Morin and Henry Bergson who talk about the issue of individual memory, loss of individuality; related to the issue of death, Maurice Halbwachs and Fernando Catroga as the basis for collective memory, already Philippe Aries, João José Reis, Charles Feitosa, Roland Barthes, Maria Eliza Borges, Boris Kossoy, Jay Ruby, Michel Vovelle and Koury deal with related issues funeral customs, including art and the history of photography, Yosef Hayim Yerushalmi talking about forgetfulness; and, finally, how the mourning process can be worked within art, through studies by Hanna Segal and Sigmund Freud.
Palavras-chave: Fotografia - memória
Família Libanesa
Luto
Área de Concentração: ARTES
Linha de Pesquisa: TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Ciências da Arte
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

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