Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13569
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Adriana Maria Cruz dos-
dc.date.accessioned2021-10-02T22:15:43Z-
dc.date.available2021-10-02T22:15:43Z-
dc.date.issued2015-05-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Adriana Maria Cruz dos. Sobrevoos e pousos sobre a dramaturgia do In Bust teatro com bonecos. Orientadora: Benedita Afonso Martins. 2015. 128 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13569. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13569-
dc.description.abstractThis text focuses on the creative process of In Bust Teatro com Bonecos, puppet theatre group formed in 1996, in Belém, Pará, active until these days and a reference in Pará’s theatre, mostly when it comes to puppet theatre. The research approaches the construction of a cartography on the group’s dramaturgy, explores the procedures that induce the creation of the show, as well as points out inductor elements, which work as components in the creation of acting. The rhizomatic perspective, by Gilles Deleuze and Félix Guattari (2011), gives us support as a method to understand the group’s poetics. Aiming to let the cartographic and rhizomatic thinking conduct this work, we suggest an overview flightupon the experience of the group’s dramaturgy and we use as instrument of navigation a movement towards the connection point of its signs of processuality or artistic codifications. An action that steers the fields of aesthetic and ethics, an overview of this landscape of spectacles. To think about this dramaturgy has the purpose to observe, through the shows FIO DE PÃO – A LENDA DA COBRA NORATO, OS 12 TRABALHOS DE HÉRCULES, HUMANOS and CATOLÉ e CARAMINGUÁS, the component elements of the landscape, the multiple lines that root the artistic creation of the group, its preponderant aspects – such as the game between the puppet and the actor, the deconstruction of the actor-manipulator’s neutrality, the puppet itself as a character and the hybrid acting of both puppet and actor in the play’s scenery.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2021-09-29T23:00:09Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_DramaturgiaTeatroBonecos.pdf: 10104463 bytes, checksum: b93742cdc5eeb8440b0808a133a7caf0 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2021-10-02T22:15:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_DramaturgiaTeatroBonecos.pdf: 10104463 bytes, checksum: b93742cdc5eeb8440b0808a133a7caf0 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-02T22:15:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_DramaturgiaTeatroBonecos.pdf: 10104463 bytes, checksum: b93742cdc5eeb8440b0808a133a7caf0 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2015-05-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectTeatro de fantoches - Parápt_BR
dc.subjectGrupo In Bustpt_BR
dc.titleSobrevoos e pousos sobre a dramaturgia do In Bust teatro com bonecospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.contributor.advisor1MARTINS, Benedita Afonso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6379814397024971pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3379311795685098pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação analisa o processo criativo do grupo In Bust Teatro Com Bonecos, formado em 1996, em Belém, no Pará, e que até os dias atuais tem sido uma das referências na cena teatral paraense, principalmente no que se refere à linguagem do teatro com bonecos. A pesquisa se debruça sobre a construção de uma cartografia acerca da dramaturgia do grupo; explora os procedimentos que induzem a criação do espetáculo com bonecos, assim como procura apontar elementos indutores que se apresentam como componentes da criação da encenação. A perspectiva metodológica rizomática, de Gilles Deleuze e Félix Guattari (2011), dá suporte à compreensão da poética desta obra artística em continuidade. No intuito de dirigir o estudo para um pensamento cartográfico rizomático, este trabalho sugere o sobrevoo sobre a experiência desta dramaturgia e utiliza como instrumento de navegação um movimento em direção à conexão dos seus signos de processualidade ou codificações artísticas. Uma ação sobre um campo de concepções estéticas e éticas, um panorama deste platô delineado por criações de espetáculos. Pensar esta dramaturgia tem como propósito observar, através dos espetáculos FIO DE PÃO – A LENDA DA COBRA NORATO, OS 12 TRABALHOS DE HÉRCULES, HUMANOS e CATOLÉS E CARAMINGUÁS, os elementos componentes deste platô, a multiplicidade de linhas que ramificam esta criação artística, seus aspectos preponderantes, como o jogo entre o boneco e o ator, a desconstrução da neutralidade do ator-manipulador, o boneco enquanto personagem e a atuação híbrida do ator e do boneco na cena de animação.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.subject.linhadepesquisaHISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTESpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoARTESpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_DramaturgiaTeatroBonecos.pdf9,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons