Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13572
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFOLHA, Aline Rickmann-
dc.date.accessioned2021-10-02T22:25:20Z-
dc.date.available2021-10-02T22:25:20Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationFOLHA, Aline Rickmann. Cadernos do abismo: memorial de uma poética desenhada entre páginas de sketchbooks. Orientadora: Valzeli Figueira Sampaio. 2017. 92 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13572. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13572-
dc.description.abstractThis research presents the creative process of notebooks of the abyss, tiny sketchbooks in which I lay down existencial contents in autobiographical drawings. Based on the notion of “drawing as abyss”, developed by Icleia Cattani, I poetically elaborate the abyss itself as the issues that animate the depths of being and impel my creative process and my personal trajectory, locating this artistic practice in the range of those which belong to the autobiographical space and into the fields of contemporary drawing, whose experiential aspect is exalted: it connects more to life’s histories, to the rescue of personal memories and to the expression of emotions. The research aims to explore the creative process of the notebooks of the abyss throughout the autobiographical drawing as a caretaker poetic language that generates knowledge and self knowledge in the poetic trajectory of these notebooks which I consider as artist’s books. By crossing thoughts of Michel Foucault and Marcia Tiburi, this artistic work is connected with the notions of “self writing” and “care of the self” and is presented as a caretaker making, a practice of life. I look inside its founding procedures and reflect upon drawing from the mirror and other matters such as the line and the trace as poetic potencies and the connection between words and images as characteristic of this living writing, avid for reinforcing the understanding of sketchbooks as spaces that enable the artists to communicate their procedures and thoughts to theirselves as well as to others.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2021-09-30T01:10:17Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_CadernosAbismoSketchbooks.pdf: 5393691 bytes, checksum: b14dac53ee04859b37e1d293ec359e0b (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2021-10-02T22:25:20Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_CadernosAbismoSketchbooks.pdf: 5393691 bytes, checksum: b14dac53ee04859b37e1d293ec359e0b (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-02T22:25:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_CadernosAbismoSketchbooks.pdf: 5393691 bytes, checksum: b14dac53ee04859b37e1d293ec359e0b (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectDesenhos autobiográficospt_BR
dc.subjectLivro de artistapt_BR
dc.subjectEscrita de sipt_BR
dc.subjectFazer cuidadorpt_BR
dc.titleCadernos do abismo: memorial de uma poética desenhada entre páginas de sketchbookspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1SAMPAIO, Valzeli Figueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6142863342585522pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4043151183004446pt_BR
dc.description.resumoEste memorial apresenta o processo de criação dos cadernos do abismo, pequenos sketchbooks nos quais despejo conteúdos existenciais em desenhos autobiográficos, constituídos como objetos poéticos desta pesquisa. Com base na noção de “desenho como abismo”, desenvolvida por Icleia Cattani, elaboro poeticamente o abismo como as questões que movimentam as profundezas do ser e impulsionam meu fazer criador e minha trajetória pessoal, situando esta prática artística no âmbito das pertencentes ao espaço autobiográfico e no contexto do desenho contemporâneo, cujo aspecto experiencial é exaltado: liga-se mais às histórias de vida, ao resgate das memórias pessoais e à expressão das emoções e dos sentimentos. A pesquisa tem como objetivo principal explorar o processo de criação dos cadernos do abismo, a partir do desenho autobiográfico como linguagem poética cuidadora, geradora de conhecimento e autoconhecimento na trajetória poética de criação dos cadernos em questão, os quais compreendo como livros de artista – ou da artista –. Cruzando os pensamentos de Michel Foucault e Marcia Tiburi, teço aproximações da minha poética com a noção de “escrita de si” e “cuidado de si” para apresentá-la como um fazer cuidador, uma prática da vida. Despetalo os seus procedimentos operatórios instauradores e desenvolvo reflexões acerca do desenhar a partir do espelho; da linha e do rastro como potências poéticas; e da conexão entre palavra e imagem como característica dessa minha escritura viva, ávida por reforçar a compreensão dos cadernos de desenho como espaços de abertura do artista, seus processos e pensamentos a si mesmo e ao outro.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.subject.linhadepesquisaPOÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTESpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoARTESpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_CadernosAbismoSketchbooks.pdf5,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons