Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13575
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDUARTE, Jorge José Pereira-
dc.date.accessioned2021-10-02T22:32:54Z-
dc.date.available2021-10-02T22:32:54Z-
dc.date.issued2017-06-22-
dc.identifier.citationDUARTE, Jorge José Pereira. Lapidação criadora na joalheria contemporânea da Amazônia: processo criativo de um designer de joias. Orientador: Miguel de Santa Brígida Júnior. 2017. 126 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13575. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13575-
dc.description.abstractThis research investigated from my experience as a designer, the creative process of jewelry in the Polo Jeweler of Pará. From the notion of Creative Lapidation, we seek to understand the factors of creative induction that inspire the act of creation of these artifacts, starting from theoretical research Integrated in the artistic practices of the author himself, and the Creative Path, proposed by artist-researcher Sonia Rangel. I present a reflection based fundamentally on notions of Ethnocenology and Comprehensive Sociology, reflecting on the function of jewelry in the contemporary context. The approaches of these two theoretical lines go beyond authors in common, such as Michel Maffesoli and Renata Pitombo Cidreira: premises such as attention focused on social complexity and its relations with the individual, and the importance of the experience and involvement of the author in the phenomenon investigated. By observing the formal elements present in the works, it was possible to deepen and discuss the Creative Lapidation and its Powers, relating them to Ethnocenology (Jean Marie-Pradier, Armindo Bião and Miguel Santa Brigida), Studies of Culture (Paes Loureiro), and Creative Processes (Sonia Rangel and Fayga Ostrower), aimed at a proposal of reflection on the Creative Stoning in contemporary jewelry design in the Amazon.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2021-10-02T21:18:34Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_JoalheiraContemporaneaAmazonia.pdf: 2743195 bytes, checksum: a86942feafd92851c38738cec6c65ed4 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2021-10-02T22:32:54Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_JoalheiraContemporaneaAmazonia.pdf: 2743195 bytes, checksum: a86942feafd92851c38738cec6c65ed4 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-02T22:32:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_JoalheiraContemporaneaAmazonia.pdf: 2743195 bytes, checksum: a86942feafd92851c38738cec6c65ed4 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2017-06-22en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectDesign de joia - Belém/PApt_BR
dc.subjectlapidação criadorapt_BR
dc.subjectEtnocenologiapt_BR
dc.titleLapidação criadora na joalheira contemporânea da Amazônia: processo criativo de um designer de joiaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1SANTA BRÍGIDA JÚNIOR, Miguel de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6889411521648199pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5838919360652586pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa investigou a partir da minha experiência como designer, o processo criativo de joias no Polo Joalheiro do Pará. A partir da noção de Lapidação Criadora, buscamos compreender os fatores de indução criativa que inspiram o ato de criação destes artefatos, partindo da pesquisa teórica integrada nas práticas artísticas do próprio autor, e do Trajeto Criativo, proposto pela artista-pesquisadora Sonia Rangel. Apresento uma reflexão baseada fundamentalmente em noções da Etnocenologia e Sociologia Compreensiva, refletindo sobre a função da joia no contexto contemporâneo. As aproximações dessas duas linhas teóricas vão além de autores em comum, como Michel Maffesoli e Renata Pitombo Cidreira: premissas como a atenção voltada para a complexidade social e suas relações com o indivíduo, e a importância da vivência e envolvimento do autor no fenômeno investigado. Ao observar os elementos formais presentes nas obras, foi possível aprofundar e discutir a Lapidação Criadora e suas Potências, relacionando-as com a Etnocenologia, (Jean Marie-Pradier, Armindo Bião e Miguel Santa Brigida), Estudos da Cultura, (João de Jesus Paes Loureiro), e Processos Criativos, (Sonia Rangel e Fayga Ostrower), voltadas para uma proposta de reflexão sobre a Lapidação Criadora no design de joia contemporâneo na Amazônia.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.subject.linhadepesquisaTEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTESpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoARTESpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_JoalheiraContemporaneaAmazonia.pdf2,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons