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A música na educação de jovens e adultos - EJA: considerações sobre a construção do gosto musical

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Data

01-01-2017

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Editora(s)

Universidade Federal do Pará

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Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

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HENDERSON, Jucélia Estumano. A música na educação de jovens e adultos - EJA: considerações sobre o gosto musical. Orientadora: Sonia Maria Moraes Chada. 2017. 122 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13576. Acesso em:.

DOI

Este trabalho aborda questões relacionadas ao ensino de música na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA, de uma escola pública em Belém do Pará. O objetivo principal deste trabalho foi investigar como é construído o gosto musical dos discentes da modalidade EJA, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Waldemar Ribeiro. Os objetivos específicos foram: contextualizar o ensino de arte/música no Estado do Pará, considerando a sua localização na Região Norte do Brasil, voltado principalmente aos discentes da modalidade EJA; identificar os elementos que auxiliam na construção do gosto musical dos discentes da modalidade EJA; identificar como o gosto musical dos discentes da modalidade EJA é externado no cotidiano e, por fim, refletir sobre o gosto musical considerando os relatos dos discentes da EJA e a literatura consultada sobre o assunto. O trabalho seguiu orientações teóricas do campo da Sociologia, em conexões com o campo da Educação Musical, os autores utilizados para dialogar sobre o gosto musical foram: Quadros Jr e Lourenço (2003, 2010 e 2013), Monteiro (2008), Hennion (2011), Tinhorão (2001) e Pierre Bourdieu (2007). Para tratar sobre educação musical e cotidiano, chamamos: Souza (2002, 2004, 2008, 2007), Penna (2003 e 2010) entre outros. Para dialogar sobre a teoria do habitus híbrido: Setton (2002a, 2002b, 2009, 2010, 2011, 2012 e 2016) e Bernard Lahire (2006). Sobre a teoria da hibridação Canclini (2015). Sobre EJA: Dias, Oliveira e Mota Neto (2013), Paiva (1973), Di Pierro; Haddad (2000). A coleta de dados foi por meio de entrevistas semiestruturadas com estudantes da EJA da 3ª etapa do Ensino Fundamental, 4ª etapa do Ensino Fundamental, 1ª etapa do Ensino Médio e 2ª etapa do Ensino Médio, matriculados no ano de 2107. Os resultados obtidos apontam que as instâncias tradicionais família e religião continuam sendo dispositivos potentes no processo de construção do gosto musical e a escola, apesar de ser considerada uma instância tradicional, não se destacou como dispositivo potente na influência da construção do gosto musical, a falta de destaque pode estar atrelada a ausência do conteúdo musical no currículo da escola e na falta do envolvimento das práticas culturais desenvolvidas na escola. Identificamos que a mídia, não sendo considerada uma instância tradicional, vem ocupando presença marcante na construção do gosto musical dos estudantes da EJA.

Agência de Fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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1 CD-ROM

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HENDERSON, Jucélia Estumano. A música na educação de jovens e adultos - EJA: considerações sobre o gosto musical. Orientadora: Sonia Maria Moraes Chada. 2017. 122 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13576. Acesso em:.