Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13582
Tipo: Artigo de Evento
Data do documento: 2019
Autor(es): ALVES, Nadson Jaime Ferreira
MOREIRA, Marcia Athayde
NASCIMENTO, Ivan Carneiro do
CROELHAS, Leandro Galvão
Título: Relato Integrado: análise da evidenciação do capital intelectual de empresas brasileiras participantes do programa piloto internacional
Agência de fomento: 
Citar como: ALVES, Nadson Jaime Ferreira. Relato Integrado: análise da evidenciação do capital intelectual de empresas brasileiras participantes do programa piloto internacional. In: COLÓQUIO ORGANIZAÇÕES, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE, 10., 2019, Belém. Anais eletrônicos [...]. Belém: UNAMA, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13582. Acesso em:.
Resumo: Diante da crescente exigência por uso responsável dos recursos, a comunicação corporativa, por meio do Relato Integrado (RI), avança na busca da efetividade da informação, integrando diferentes conteúdos para evidenciar como a organização cria valor, em linguagem clara, enxuta e útil aos usuários. Esta pesquisa objetiva analisar como o capital intelectual está sendo evidenciado no RI de empresas brasileiras participantes do programa piloto do International Integrated Reporting Council (IIRC), sob os princípios da conectividade, completude, concisão e coerência. Metodologicamente, é uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de análise de conteúdo de informações coletadas em 21 Relatos Integrados de sete empresas brasileiras, no período de 2016 a 2018. Os resultados evidenciaram conectividade de informações do próprio relato em todas as empresas, mas falham na conexão aos relatórios específicos (Financeiro, Sustentabilidade, Governança Corporativa e da Administração); no quesito completude, os relatos se apresentam completos, com exceções em valores monetários distintos quanto a cada tipo de investimento; no quesito concisão, há divergências na representatividade do capital intelectual em relação ao total de informações divulgadas; em relação à coerência, todos apresentaram coerência das informações divulgadas em relação a anos anteriores, mas, apenas duas empresas projetam o capital intelectual no futuro. Conclui se, que todos os relatos cumpriram os requisitos básicos de evidenciação esperados, e descrevem o capital intelectual de forma menos quantitativa (monetária) e mais qualitativa, mesmo que alguns sejam mais dispersos que outros, necessitando maior interação com outros relatórios da organização, além da necessidade de evidenciar os planos futuros de gestão do capital intelectual.
Palavras-chave: Capital intelectual
Contabilidade
Ativos intangíveis
Relato integrado
Título do Periódico: Colóquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade
ISSN: 2526-9518
País: Brasil
Instituição: Universidade da Amazônia
Sigla da Instituição: UNAMA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: http://revistas.unama.br/index.php/coloquio/article/view/1864
Aparece nas coleções:Trabalhos Apresentados em Eventos - FACICON/ICSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_RelatoIntegradoAnalise.pdf977,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons