Desafios e potencialidades de inserção do açaí (Euterpe oleracea Mart.) na alimentação escolar no Estuário Amazônico

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2017

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Universidade Federal do Pará
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

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Acesso Aberto
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VIANA, Antonio Wemerson de Lima. Desafios e potencialidades de inserção do açaí (Euterpe oleracea Mart.) na alimentação escolar no Estuário Amazônico. Orientadora: Lívia de Freitas Navegantes Alves. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável) - Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: . Acesso

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Esta dissertação parte da problemática relativa à dificuldade de inserção de produtos artesanais locais, especialmente a polpa de analisa os desafios e as potencialidades de inserção do açaí na alimentação escolar no Estuário Amazônico. A pesquisa de campo foi realizada em Belém, em Abaetetuba, região do baixo Tocantins, e Gurupá, na ilha do Marajó, entre o final de 2015 e setembro de 2016. Para a realização da pesquisa foram realizadas observações, entrevistas, aplicação de check list, e de questionários. Os resultados são apresentados em três artigos: I – O primeiro analisa a demanda por açaí na cidade de Belém (zona urbana) e em Abaetetuba (zona urbana e rural). Verificou-se que o açaí teve uma 32% de demanda geral, o que foi considerada elevada, pois mesmo concorrendo no processo de escolha de alimentos com bolo, salgados fritos e pizza, ainda assim foi o alimento mais preferido pelos 415 estudantes entrevistados em Belém e Abaetetuba. Desta forma, se oferecidos alimentos da própria região, respeitando as tradições alimentares locais, os alunos poderiam valorizar mais a alimentação escolar, uma vez que somente 25% dele expressaram uma aceitabilidade constante da merenda atualmente servida; II – O segundo artigo descreve e analisa uma experiência de inserção do açaí na alimentação escolar pela Cooperativa de Produtores Agroextrativistas de Gurupá (COOPAG). Conclui-se a participação dos interessados no Conselho de Alimentação escolar foi decisiva para execução e organização do PNAE, de maneira que pudesse viabilizar a inserção do açaí na merenda escolar. A descentralização da cooperativa em nove unidades de processamento, localizadas nos estabelecimentos familiares dos cooperados, tem viabilizado a inserção dos agricultores familiares no mercado. A instalação e funcionamento da cooperativa e das mini agroindústrias têm se constituído em uma inovação processual, através de aprendizagem e apropriação coletiva; III – O terceiro artigo avaliou as condições higiênico sanitárias de uma mini agroindústria de processamento de açaí familiar filiada a COOPAG em Gurupá. Concluiu-se que, mesmo com uma estrutura simples, como a mini agroindústria familiar estudada, é possível realizar o processamento de açaí em regularidade higiênico-sanitária, de acordo com a legislação vigente. A proximidade entre produção e consumo mostrou ser um fator positivo para a qualidade do alimento processado. A experiência da mini agroindústria estudada se liga a um movimento internacional de valorização do local de origem e valorização da cultura inerente a um produto tradicional.

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VIANA, Antonio Wemerson de Lima. Desafios e potencialidades de inserção do açaí (Euterpe oleracea Mart.) na alimentação escolar no Estuário Amazônico. Orientadora: Lívia de Freitas Navegantes Alves. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável) - Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: . Acesso