Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13595
Tipo: Dissertação
Data do documento: 29-Jul-2021
Autor(es): SANTOS, Matheus Henrique Almeida dos
Afiliação do(s) Autor(es): ZUP I.T. Serviços Tecnologia e Inovação S.A.
Primeiro(a) Orientador(a): RODRIGUES, Ronaldo de Oliveira
Título: _Studio: ambiente virtual de aprendizagem por pares para produção de conteúdo no ensino superior, navegável por acionadores
Citar como: SANTOS, Matheus Henrique Almeida dos. _Studio: ambiente virtual de aprendizagem por pares para produção de conteúdo no ensino superior, navegável por acionadores. Orientador: Ronaldo de Oliveira Rodrigues. 2021. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13595. Acesso em:.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo desenvolver um framework e um ambiente virtual de aprendizagem por pares, destinado à criação de conteúdo digital no ensino superior, navegável por acionadores. O ambiente foi planejado para ser compatível com os recursos de navegação assistiva, presentes nos sistemas operacionais Windows®, MacOS®, Android® e iOS®, com a finalidade de ser navegável por pessoas com deficiência física. Também foi desenvolvido um site para guiar os usuários na configuração de sua conta online no serviço Notion®. A Pesquisa Ação, de natureza aplicada, com abordagem qualitativa foram aplicadas para planejamento, ação e avaliação dos resultados. Por meio de questionários, entrevistas com discentes, painel de especialistas e métricas de análise qualitativa, verificou-se que o AVA do _studio e o framework S3 atendem às necessidades de criação de conteúdo, para aplicação da metodologia ativa de ensino: aprendizagem por pares. Pela avaliação do painel de especialistas em acessibilidade, o AVA é navegável por acionadores e proporciona independência para pessoas com Amiotrofia Muscular Espinhal. A conclusão, de modo geral, apresenta a estrutura analítica e uma análise SWOT do produto, com base nas percepções de discentes e docentes e o desfecho do painel de especialistas. Alguns pontos são tidos como desafios, como a ampliação do público de validação da navegação por acionadores. Como oportunidade, caminhou-se a possibilidade de desenvolver ferramentas personalizadas para criação de conteúdo e a ampliação das listas de indicação de ferramentas de terceiros, já existentes no AVA.
Abstract: This work aimed to develop a framework and a virtual peer learning environment for the creation of digital content in higher education, navigable by triggers. The environment was planned to be compatible with assistive navigation features, present in Windows®, MacOS®, Android® and iOS® operating systems, in order to be accessible by people with physical disabilities. A website was also developed to guide users in setting up their online account on the Notion® service. The Action Research, of an applied nature, with a qualitative approach were applied for planning, action and evaluation of results. Through questionnaires, interviews with students, experts panel and qualitative analysis metrics, it was found that _studio and the S3 framework meet the needs of content creation, for the application of the active teaching methodology: peer learning. According to the assessment of the accessibility experts panel, the environment is navigable by triggers and provides independence for people with Spinal Muscular Amyotrophy. The conclusion, in general, presents the analytical structure and a SWOT analysis of the product, based on the perceptions of students and teachers and the outcome of the expert panel. Some points are seen as challenges, such as expanding the audience for validating navigation by triggers. As an opportunity, the possibility of developing custom tools for content creation and the expansion of third-party tool indication lists, already existing in _studio, was explored.
Palavras-chave: Ambiente virtual de aprendizagem
Navegação por acionadores
Pessoas com deficiência
Aprendizagem por pares
Learning management system
Navigation by triggers
Disabled people
Peer learning
Área de Concentração: METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Linha de Pesquisa: CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão
Programa: Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: Disponível na internet via correio eletrônico: riufpabc@ufpa.br
Aparece nas coleções:Dissertações em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (Mestrado) - PPGCIMES/NITAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_StudioAmbienteVirtual.pdf46,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_StudioAmbienteVirtual.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons