Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13681
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Jun-2021
Autor(es): OLIVEIRA, Marcelo do Vale
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: Desafios na inclusão de saberes e práticas socioambientais locais no Plano de Manejo da Resex marinha Caeté-Taperaçu
Título(s) alternativo(s): Challenges in the inclusion of local social and environmental knowledge and practices in the marinha Caeté-Taperaçu Extractive Reserve Management Pla
Citar como: OLIVEIRA, Marcelo do Vale. Desafios na inclusão de saberes e práticas socioambientais locais no Plano de Manejo da Resex marinha Caeté-Taperaçu. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 9, n. 2, p. 133-152, jun. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v9i2.10675. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13681. Acesso em:.
Resumo: O objetivo geral é de compreender os desafios da inclusão dos saberes e práticas socioambientais locais na coprodução do Plano de Manejo da Resex Caeté-Taperaçu. A questão central é quais os desafios da inclusão das práticas socioambientais locais na coprodução do Plano de Manejo da Resex marinha Caeté-Taperaçu? A partir de uma abordagem da Sociologia da Ação Pública (LASCOUMES e LE GALÈS, 2012; TEISSERENC e TEISSERENC, 2014) vinculamos uma nova perspectiva de olhar interdisciplinar sobre as políticas públicas, na qual o Estado tem sua centralidade contestada, com maior participação de diferentes atores nas discussões com implementações e gerenciamentos, a partir de novas dinâmicas e mobilizações locais. A base de dados analisados foi constituída a partir de informações documentais e entrevistas de vinte pessoas envolvidas na coprodução. E o resultado principal evidencia que em um processo tão rico em aprendizados e em conquistas socioambientais ainda não se conseguiu romper com a hegemonia de interesses outros vinculados à uma racionalidade que não ambiental e nem das populações locais. Mas não se pode deixar de reconhecer a capacidade de resistir, de inventar, de aprender, de segmentos sociais como as populações tradicionais, em parceria com outros segmentos de atores (Instituições de ensino e pesquisa, organismos do Estado), vem conseguindo se impor, enfrentar forças políticas e econômicas que as negam, via adoção das referências da conservação ambiental.
Abstract: The general objective is to understand the challenges of including local social and environmental knowledge and practices in the co-production of the Resex Caeté-Taperaçu Management Plan. The central question is what are the challenges of including local socioenvironmental practices in the co production of the Management Plan for the Caeté-Taperaçu marine resex? From an approach of the Sociology of Public Action (LASCOUMES and LE GALÈS, 2012; TEISSERENC and TEISSERENC, 2014) we link a new perspective of interdisciplinary view on public policies, in which the State has its centrality contested, with greater participation of different actors in discussions with implementations and management, based on new dynamics and local mobilizations. The analyzed database was constituted from documentary information and interviews of twenty people involved in the co production. And the main result shows that in a process so rich in learning and socioenvironmental achievements, it has not yet been possible to break with the hegemony of other interests linked to a rationality that is neither environmental nor local populations. However, the capacity to resist, to invent, to learn, from social segments such as traditional populations, in partnership with other segments of actors (teaching and research institutions, State bodies), has been able to impose itself, face political and economic forces that deny them, through the adoption of environmental conservation references.
Palavras-chave: Ação Pública
Plano de Manejo
Resex
Saberes e práticas socioambientais
Public Action
Management Plan
Resex
Socio-environmental knowledge and practices
Título do Periódico: Nova Revista Amazônica
ISSN: 2318-1346
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte URI: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/10675
Identificador DOI: 10.18542/nra.v9i2.10675
Aparece nas coleções:Artigos - NRA/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_DesafiosInclusaoSaberes.pdf236,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons