Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13687
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 23-Aug-2021 |
metadata.dc.creator: | GUEDES, Suelen Miyuki Alves |
metadata.dc.contributor.advisor1: | ELIASQUEVICI, Marianne Kogut |
Title: | Ciência com cartas: refletindo sobre a importância do diálogo entre ciência e sociedade com alunos de graduação |
Citation: | GUEDES, Suelen Miyuki Alves. Ciência com cartas: refletindo sobre a importância do diálogo entre ciência e sociedade com alunos de graduação. Orientadora: Marianne Kogut Eliasquevici. 2021. 219 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13687. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | A partir das discussões sobre ciência levantadas por Sala (1974), Auler (2007), Morin (1999, 2003) e Santos (1999, 1989, 2008, 2011), refletimos que se faz necessário uma maior aproximação e diálogo entre ciência e sociedade. Isso porque, historicamente, o conhecimento científico se constituiu de forma apartada tanto da sociedade quanto de outras formas de conhecimento, o que ocasionou algumas barreiras que perduram até hoje, como é o caso do fato de a ciência ser considerada hermética e distante do cotidiano. Sob a perspectiva de ciência defendida por Morin (1999, 2003) e Santos (1999, 1989, 2008, 2011), de que a construção do conhecimento precisa considerar a interação entre os indivíduos, suas culturas e todas as formas de saberes, nossa pesquisa partiu da seguinte questão-foco: Como promover um diálogo interdisciplinar entre ciência e sociedade com estudantes do Ensino Superior? Traçamos como objetivo geral fomentar discussões, de maneira dialógica, sobre a ciência e os processos que envolvem sua construção, a partir de um conjunto de cartas, respeitando as contribuições das diferentes formas de conhecimento. Nesse contexto, foi criado um conjunto de cartas denominado “Ciência em questão: diálogos com cartas”, destinado a professores de Ensino Superior, de qualquer área do conhecimento, para promover reflexões sobre a ciência com alunos de graduação em disciplinas obrigatórias de Metodologia Científica ou de Pesquisa, e em disciplinas optativas relacionadas à ciência. Para a elaboração do produto, realizamos pesquisa bibliográfica de referencial teórico sobre ciência para definição dos eixos temáticos a serem abordados, e analisamos materiais para escolha do melhor formato. Após essa estruturação, submetemos o conteúdo das cartas para validação por meio de um painel de especialistas, ajustando, eliminando e acrescentando conteúdo a partir das sugestões indicadas. Como etapa final, concebemos a identidade visual das cartas e dos materiais auxiliares, bem como realizamos o estudo para armazenamento das cartas na versão digital e construção de um site para divulgação e compartilhamento de experiências. Como resultados, a partir da validação do conteúdo por especialistas, consideramos que o produto está coerente e pertinente com a proposta e apto para ser aplicado em sala de aula com alunos de graduação. Por sua versatilidade para utilização em aulas presenciais, assíncronas e a distância, além do caráter aberto para que o professor crie seu próprio conteúdo, tem potencial inovador para ser apropriado em diferentes contextos do Ensino Superior. |
Abstract: | From the discussions about science raised by Sala (1974), Auler (2007), Morin (1999, 2003) and Santos (1999, 1989, 2008, 2011), we have reflected that a greater approximation and dialog between science and society is necessary. This is because, historically, scientific knowledge has been constituted separately from both the society and other forms of knowledge, which caused some barriers that have persisted until today, such as the fact that science is considered hermetic and far from the everyday life. From the perspective of science defended by Morin (1999, 2003) and Santos (1999, 1989, 2008, 2011), which states that the construction of knowledge needs to consider the interaction between the individuals, their cultures and all forms of knowledge, our research started from the following question: How to promote an interdisciplinary dialog between science and society, with Higher Education students? Our goal was to dialogically foster discussion about science and the processes involved in its construction, using a deck of cards, respecting the contributions of different forms of knowledge. In this context, the deck of cards entitled "Science in question: dialogues with cards" was created, aimed at higher education professors, from any area of knowledge, to promote reflections on science with undergraduate students in compulsory subjects of Scientific Methodology or Research, and in optional subjects related to science. Concerning the elaboration of the product, we carried out a bibliographic research of theoretical references on science to define the thematic axes to be discussed, and we analyzed materials to choose the best format to use. After this structuring, we submitted the content of the cards for validation by a panel of experts, adjusting, eliminating and adding content based on the suggestions indicated. As a final step, we designed the visual identity of the cards and auxiliary materials, as well as we carried out the study to store the cards in the digital version and build a website for the promotion and dissemination of experiences. As a result, according to the validation of the experts' content, we consider that the product is coherent, being relevant to the proposal and suitable for application in the classroom with undergraduate students. Due to its versatility for use in physical, asynchronous and distance classes, in addition to its open character for the professor to create their own content, it has innovative potential to be appropriated in different contexts of Higher Education. |
Keywords: | Ensino Ciência Sociedade Metodologias ativas Jogo de cartas Teaching Science Society Active learning methodologies Card game |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE) |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source.uri: | Disponível na internet via correio eletrônico: riufpabc@ufpa.br |
Appears in Collections: | Dissertações em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (Mestrado) - PPGCIMES/NITAE |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_CienciaCartasRefletindo.pdf | 21,7 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Produto_CienciaCartasRefletindo.pdf | 6,22 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License