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Tipo: Dissertação
Data do documento: 20-Dez-2019
Autor(es): CALDAS, Jocasta
Primeiro(a) Orientador(a): CRISPINO, Luís Carlos Bassalo
Título: A divulgação científica na Amazônia: um estudo sobre iniciativas de difusão e popularização de ciência e tecnologia da Universidade Federal do Pará
Citar como: CALDAS, Jocasta. A Divulgação científica na Amazônia: um estudo sobre iniciativas de difusão e popularização de ciência e tecnologia da Universidade Federal do Pará. Orientador: Prof. Dr. Luís Carlos Bassalo Crispino. 2019. 67 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13780. Acesso em:.
Resumo: O ato de divulgar a ciência passou por inúmeras transformações ao longo dos anos. Entre estas transformações, a dimensão social, educativa e cultural da comunicação científica foi gradualmente reformulada para poder aliar a difusão de conhecimentos científicos antigos, clássicos e contemporâneos para contribuir com a formação de cidadãos, mais críticos e mais atuantes, cientes da evolução social humana. Após assumir um papel educativo com âmbito democrático, os espaços de divulgação científica também passaram a reinventar-se, aprimorando suas técnicas para difundir e relacionar diferentes temáticas dos conhecimentos científicos. Os Museus e Centros de Ciência estão entre os espaços de divulgação científica por onde mais emergem novas ações educativas cotidianamente. Com o intuito de atingir diversos tipos de públicos, diferentes metodologias e tendências pedagógicas embasam as atividades educativas, que transitam pela utilização de exposições interativas, palestras, oficinas, minicursos, entre outros. No Brasil, a maioria das instituições que promovem ações educativas para a divulgação científica encontram-se nas grandes capitais, principalmente, das regiões Sul e Sudeste. A Amazônia brasileira abriga Museus e Centros de Ciência, mesmo que em menor número quando comparada às regiões Sul e Sudeste, que atuam com atividades públicas que possuem grande relevância no cenário educacional da região. Assim, pesquisas que analisem e comuniquem estas práticas de divulgação científica realizadas na comunidade amazônica tornam-se fundamentais para contribuir com a melhoria da educação em nível regional e nacional. Com o objetivo de iniciar um movimento para o estudo sobre Museus e Centros de Ciência na Amazônia brasileira, esta dissertação em modo de agregação de artigos científicos com texto integrador visou apresentar as ações educativas promovidas pelas iniciativas de extensão Laboratório de Demonstrações, Núcleo de Astronomia, Museu Interativo da Física e Física e Tecnologia para a Escola da Universidade Federal do Pará, explorando e evidenciando a importância e a contribuição destas práticas para o desenvolvimento social e econômico, regional e nacional. Por fim, os artigos publicados durante o desenvolvimento desta pesquisa, dentro do escopo da temática da extensão universitária na Universidade Federal do Pará, são apresentados como produto do mestrado profissional e visam motivar o surgimento de iniciativas de divulgação científica nas mais diversas regiões brasileiras, principalmente, na Amazônia.
Abstract: The act of disseminating science has undergone numerous transformations over the years. Among these transformations, the social, educational and cultural dimension of scientific communication was gradually reformulated to combine the diffusion of ancient, classic and contemporary scientific knowledge to contribute to the formation of citizens, more critical and active, aware of human social evolution. After assuming an educational role with a democratic scope, the spaces for scientific dissemination also began to reinvent themselves, improving their techniques to disseminate and relate different themes of scientific knowledge. The Museums and Science Centers are among the spaces for the popularization of science through which most new educational activities emerge daily. In order to reach different types of audiences, different methodologies and pedagogical trends underlie the educational activities, which transit through the use of interactive exhibitions, lectures, workshops, short courses, among others. In Brazil, most of the institutions that promote educational activities for scientific dissemination are in the major capitals, mainly in the South and Southeast. The Brazilian Amazon is home to museums and science centers, even if in smaller numbers when compared to the South and Southeast regions, which operate with public activities that have great relevance in the educational scenario of the region. Thus, research that analyzes and communicates these scientific dissemination practices carried out in the Amazon community become fundamental to contribute to the improvement of education at regional and national level. Aiming to initiate a movement for the study of Museums and Science Centers in the Brazilian Amazon, this dissertation on aggregation of scientific articles with integrative text aimed to present the educational actions promoted by the extension initiatives Demonstration’s Laboratory, Astronomy Nucleus, Physics Interactive Museum and Physics and Technology for the School of the Federal University of Pará, exploring and highlighting the importance and contribution of these practices to social and economic, regional and national development. Finally, the articles published during the development of this research, within the scope of the theme of university extension at the Federal University of Pará, are presented as a product of the professional master’s degree and aim to motivate the emergence of scientific dissemination initiatives in several Brazilian regions, especially in the Amazon.
Palavras-chave: Divulgação científica
Extensão universitária
Ensino de ciências
Science communication
Public outreach
Science teaching
Área de Concentração: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
Linha de Pesquisa: ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

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