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Tipo: Tese
Data do documento: 16-Nov-2016
Autor(es): SANTOS, Helane Súzia Silva dos
Afiliação do(s) Autor(es): Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia
Primeiro(a) Orientador(a): BRITO, Maria dos Remédios de Brito
Título: Uma cartografia das sexualidades: entre linhas e mapas dos afetos na escola
Citar como: SANTOS, Helane Súzia Silva dos, 1974- Uma cartografia das sexualidades: entre linhas e mapas dos afetos na escola. Orientadora: Profa. Dra. Maria dos Remédios de Brito. 2016. 109 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13795. Acesso em:.
Resumo: A sexualidade é um tema clássico, sobre a temática existem vários estudos com diferentes perspectivas teóricas. Nesse ensaio-tese, que se encontra entre linhas não universalizantes ela se faz presente. Argumenta-se, que a sexualidade é pensada como máquina desejante, traçada pelas linhas flexíveis, moleculares e de fuga, as quais fissuram os segmentos consolidados pela máquina escolar, configurando vazamentos, processos de resistências, assim como uma estética e uma política da existência, que nos entre-espaços da escola potencializam outros modos de sentir e de tornar-se. Entende-se que o desejo não é falta, mas produção, criação, invenção; sendo atravessado pelos campos sociais e pelos processos de individuações. Para o estudo problematiza-se, como os corpos experimentam as sexualidades no entreespaço escolar? O objetivo principal do estudo é experimentar uma cartografia das sexualidades no entre espaço da escola e nos seus arredores que potencializem outros modos de existências para além das formas identitárias. O estudo foi inspirado na Filosofia da Diferença de Deleuze e Guattari, tomando-os como intercessores criativos de leituras e do pensamento. A filosofia desses autores é posta como disparadora de ideias. De modo pragmático, parte-se de encontros com pessoas, imagens, narrativas e com o cotidiano escolar em seus diferentes movimentos (salas de aulas, áreas de recreação, arredores dos muros escolares) em instituições da Educação Básica em Belém do Pará, atravessados pelo tema sexualidade. A partir destes encontros/forças, compõe-se uma cartografia das sexualidades, sendo aqui entendida como um procedimento, ou mesmo, como um plano de composição, que se faz pelas aberturas, pelas zonas de intensidades. Não se buscou um roteiro a priori, que oferecesse um percurso retilíneo para o ensaio; a cartografia entra em um campo de virtualidades, pois os modos de existir configuram movimentos que se compõem por agenciamentos. Seus modos estão nos encontros, que impõem a qualidade da potência nos movimentos, que são de latitudes (afetos/encontros) e de longitudes (movimentos de velocidades, lentidões e repouso). Mapas abertos das sexualidades configuram as imagens-grafias e narrografias, que fissuram o espaço escolar colocando as sexualidades como produções desejantes. O texto convida os leitores a entrar pelas aberturas e fazer suas (de)composições, criando outras vitalidades possíveis em relação às sexualidades no entre-espaço escolar.
Abstract: Sexuality is a classic theme, on the theme there are several studies with different theoretical perspectives. In this thesis, which is found between nonuniversalizing lines, it is present. It is argued that sexuality is thought of as a desiring machine, drawn by flexible, molecular and escape lines, which fissure the segments consolidated by the school machine, configuring leaks, resistance processes, as well as an aesthetic and a politics of existence, That in-between spaces of the school empower other ways of feeling and becoming. It is understood that desire is not lack, but production, creation, invention; Being crossed by social fields and processes of individuation. For the study, it is questioned, how do the bodies experience the sexualities in the inter-school space? The main objective of the study is to experiment with a mapping of sexualities in and between school spaces that enhance other modes of existences beyond identity forms. The study was inspired by the Philosophy of Difference of Deleuze and Guattari, taking them as creative intercessors of readings and thought. The philosophy of these authors is a trigger for ideas. Pragmatically this thesis part of encounters with persons, literature, images, narratives and with the scholar every day in it`s different movements (classrooms, recreation areas, scholar walls surroundings) on basic education institutions at Belem do Para, crossed by the sexuality theme. From those encounters/strengths, are made the sexuality cartography that cross and are crossed by affections. The cartography, being here understood as a procedure, or even, as a composition plan, that`s made by the openings, by intensity zones .Isn`t searched a script as priority that offers a straight path for the test; the cartography gets in a field of virtuosities, because the existing ways configure intensities and movements that are built by assemblages. It`s behaviors are on encounters/affections and it strengths. Those impose quality potency on movements, that are from heights (affections/encounters) and lengths (speed movements, slowness and rest). Open sexuality maps configure the imagegraphys and narrographys that fissure the scholar space putting sexualities as desiring bodies‟ movements. The text invites the readers to enter by the openings and make their own (de)compositions, making others possible vitalities in relation with the sexualities on the scholar under-space.
Palavras-chave: Sexualidade
Filosofia da diferença
Cartografia
Espaço escolar
Singularizações
Sexualities
Difference philosophy
Cartography
Scholar space
Singularizations
Área de Concentração: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Linha de Pesquisa: DOCÊNCIA E DIVERSIDADE
CNPq: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS :: CIÊNCIA >> ESTUDO E ENSINO
CIÊNCIAS HUMANAS :: EDUCAÇÃO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI

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