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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13831
metadata.dc.type: | Tese |
Issue Date: | 21-Oct-2021 |
metadata.dc.creator: | COSTA, Ana Cláudia Pinto da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes |
Title: | Dança, Cabala, Espiritualidade: autoetnografia dançada em roda na Amazônia paraense |
Citation: | COSTA, Ana Cláudia Pinto da. Dança, Cabala, Espiritualidade: autoetnografia dançada em roda na Amazônia paraense. Orientadora: Giselle Guilhon Camargo. 2021. 212 f. Tese (Doutorado em Artes) - Programa de Pós-graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13831. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | Os fios que tramam a escrita desta Tese se entrelaçam aos fios de experiências vividas pela artista-pesquisadora/focalizadora-dançante Ana Cláudia Pinto da Costa, no contexto do coletivo UBUNTU, movimento de Danças Circulares Sagradas da cidade de Belém/PA. O trabalho é fruto de uma pesquisa de cunho etnográfico e autoetnográfico no campo das Artes, acerca das doze Orações Corporais, inspiradas na Cabala pela bailarina e coreógrafa Frida Zalcman. Tais danças correspondem à “tradução” dançada das orações cantadas na sinagoga. A pesquisa se insere num estudo mais amplo acerca das chamadas orações corporais, norteadas, neste caso específico, pelos preceitos da Cabala, a Árvore da Vida, levando-se em consideração seus quatro mundos e suas emanações energéticas (sefirót). Essas orações corporais são um modo de vivenciar, por meio da dança, os rituais litúrgicos do Judaísmo, favorecendo o contato do praticante com os mundos da Cabala, onde supostamente acontece o encontro com o Criador. O estudo busca compreender o sentido e o significado que os preceitos da Cabala dão à dança, tal como foi organizada e sistematizada por sua idealizadora, implícitas no contexto da performance ritual da Oração Corporal Mode Ani Lefanecha, a partir da cosmovisão das dançantes. A pesquisa se inscreve em três campos teórico-metodológicos: 1. Antropologia da Dança, campo que possibilita observar, vivenciar, e compreender a “dança” – movimentos, passos, ritmos, gestos, simbolismos, ritual, entre outros elementos – em sua relação com o contexto no qual ela é transmitida e praticada; 2. Fenomenologia da Percepção de MerleauPonty, com estudos focados na estesiologia do corpo; 3. Dança Terapia de Andrea Bardawil que se constitui na experiência com a dança, a partir do diálogo com a educação somática, a consciência corporal e a improvisação. |
Abstract: | The threads that weave the writing of this Thesis are intertwined with threads of experiences lived by the artist-researcher/focuser-dancer Ana Cláudia Pinto da Costa, in the context of the collective UBUNTU, a movement of Sacred Circular Dances in the city of Belém/PA. The work is the result of an ethnographic research in the field of Arts, about the twelve Corporal Prayers, inspired by Kabbalah by dancer and choreographer Frida Zalcman. Such dances correspond to the danced “translation” of the prayers sung in the synagogue. The research is part of a broader study about the so-called bodily prayers, guided, in this specific case, by the precepts of Kabbalah, the Tree of Life, taking into account its four worlds and their energetic emanations (sefirót). These bodily prayers are a way of experiencing, through dance, the liturgical rituals of Judaism, favoring the practitioner's contact with the worlds of Kabbalah, where supposedly the encounter with the Creator takes place. The study seeks to understand the sense and meaning that the precepts of Kabbalah give to dance, as it was organized and systematized by its creator, implicit in the context of the ritual performance of Corporal Prayer Mode Ani Lefanecha, based on the dancers' cosmovision. The research falls into three theoretical-methodological fields: 1. Anthropology of Dance, a field that makes it possible to observe, experience, and understand "dance" - movements, steps, rhythms, gestures, symbolism, ritual, among other elements - in their relationship with the context in which it is transmitted and practiced; 2. Merleau-Ponty's Phenomenology of Perception, with studies focused on the aesthesiology of the body; 3. Dance Therapy by Andrea Bardawil, which constitutes the experience with dance, from the dialogue with somatic education, body awareness and improvisation |
Keywords: | Dança - Belém (PA) Danças circulares sagradas - Belém (PA) Cabala Etnografia Corpo - Espiritualidade |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | ARTES |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências da Arte |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Teses em Artes (Doutorado) - PPGARTES/ICA |
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Tese_DancaCabalaEspiritualidade.pdf | 14,15 MB | Adobe PDF | View/Open |
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