A produção do discurso narrado/comentado: uma proposta de ensino para alunos do nível fundamental a partir do gênero crônica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-03-28

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Contido em

Citação

SODRÉ, Maria de Lourdes. A produção do discurso narrado/comentado: uma proposta de ensino para alunos do nível fundamental a a partir do gênero crônica. Orientadora: Iaci Nazaré Silva Abdon. 2018. 162 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13836. Acesso em: .

DOI

Este trabalho aborda a produção de textos de base narrativa do 7º ano do ensino fundamental, tomando-se como temática a ética. O ponto de partida é a realização de um diagnóstico sobre problemas de escrita desses alunos com vistas a ajudá-los a compreender estratégias de construção de texto relacionadas à infraestrutura textual (plano geral, articulação de mundos discursivos, tipos de sequências e modos de sua articulação) e à referenciação de personagens. Visa também, por meio de uma proposta de intervenção, baseada na concepção interacionista da linguagem, levar os alunos a refletir sobre condutas éticas a partir de determinadas situações presentes no seu contexto de vivência e na sociedade de modo geral. Acredita-se que expostos a essas experiências, eles possam, por meio da interação e do diálogo, respeitar as atitudes e as diversas opiniões, agir de forma autêntica, enfim, “formar ideias e ser formado” em um processo “íntimo” de produção significativa de conhecimento. O trabalho tem como referencial as construções teóricas de Bronckart (1999) sobre mundos discursivos e sobre as dimensões da organização do texto, apropria-se também da contribuição dos estudos sobre referenciação textual, inclui ainda considerações sobre ética orientando-se por Freire (2015) e Souza (1995), bem como reflete sobre questões de ensino-aprendizagem da escrita com base em Geraldi (1984, 1997, 2011), Antunes (2003, 2010), Oliveira (2010), Koch e Elias (2011, 2015), entre outros. Trata-se de uma pesquisa de observação participante, orientada para uma análise qualitativa dos dados, que consiste de etapas que envolvem o levantamento do corpus: textos produzidos pelos alunos provenientes da aplicação de oficinas de leitura e escrita em textos de base narrativa com ênfase em temas relacionados à ética; a descrição e análise da produção dos alunos; e a construção de uma proposta didática que vise a minimizar os problemas identificados referentes à produção textual dos alunos, assim como a proporcionar discussões sobre diversos temas relacionados à ética. O gênero selecionado para o trabalho é a crônica por se tratar de um gênero vinculado ao cotidiano, comumente acessível às experiências das pessoas, e por sua didatização, com opção por textos que tratem de questões éticas, vir a contribuir com a formação de alunos mais éticos e críticos sobre seu tempo e sua região. Os resultados da pesquisa apontam dificuldades dos alunos relativas à organização da infraestrutura geral dos textos e à articulação dos mundos discursivos, bem como limitações quanto a estratégias de referenciação textual. Mas também revelam que as narrativas que os estudantes produzem atendem a uma relativa organização do conteúdo semântico global, o que implica dizer que é necessário ampliar neles uma competência latente para compor textos bem formados quanto à sua infraestrutura. E esse resultado justifica o investimento que foi feito, neste trabalho, em uma proposta didática idealizada para futura aplicação por aqueles que apostam em mudanças na rotina das aulas de produção de textos.

Agência de Fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Citação

SODRÉ, Maria de Lourdes. A produção do discurso narrado/comentado: uma proposta de ensino para alunos do nível fundamental a a partir do gênero crônica. Orientadora: Iaci Nazaré Silva Abdon. 2018. 162 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13836. Acesso em: .