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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13836
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 28-Mar-2018 |
Autor(es): | SODRÉ, Maria de Lourdes |
Afiliação do(s) Autor(es): | SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação |
Primeiro(a) Orientador(a): | ABDON, Iaci de Nazaré Silva |
Título: | A produção do discurso narrado/comentado: uma proposta de ensino para alunos do nível fundamental a partir do gênero crônica |
Agência de fomento: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citar como: | SODRÉ, Maria de Lourdes. A produção do discurso narrado/comentado: uma proposta de ensino para alunos do nível fundamental a a partir do gênero crônica. Orientadora: Iaci Nazaré Silva Abdon. 2018. 162 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13836. Acesso em: . |
Resumo: | Este trabalho aborda a produção de textos de base narrativa do 7º ano do ensino fundamental, tomando-se como temática a ética. O ponto de partida é a realização de um diagnóstico sobre problemas de escrita desses alunos com vistas a ajudá-los a compreender estratégias de construção de texto relacionadas à infraestrutura textual (plano geral, articulação de mundos discursivos, tipos de sequências e modos de sua articulação) e à referenciação de personagens. Visa também, por meio de uma proposta de intervenção, baseada na concepção interacionista da linguagem, levar os alunos a refletir sobre condutas éticas a partir de determinadas situações presentes no seu contexto de vivência e na sociedade de modo geral. Acredita-se que expostos a essas experiências, eles possam, por meio da interação e do diálogo, respeitar as atitudes e as diversas opiniões, agir de forma autêntica, enfim, “formar ideias e ser formado” em um processo “íntimo” de produção significativa de conhecimento. O trabalho tem como referencial as construções teóricas de Bronckart (1999) sobre mundos discursivos e sobre as dimensões da organização do texto, apropria-se também da contribuição dos estudos sobre referenciação textual, inclui ainda considerações sobre ética orientando-se por Freire (2015) e Souza (1995), bem como reflete sobre questões de ensino-aprendizagem da escrita com base em Geraldi (1984, 1997, 2011), Antunes (2003, 2010), Oliveira (2010), Koch e Elias (2011, 2015), entre outros. Trata-se de uma pesquisa de observação participante, orientada para uma análise qualitativa dos dados, que consiste de etapas que envolvem o levantamento do corpus: textos produzidos pelos alunos provenientes da aplicação de oficinas de leitura e escrita em textos de base narrativa com ênfase em temas relacionados à ética; a descrição e análise da produção dos alunos; e a construção de uma proposta didática que vise a minimizar os problemas identificados referentes à produção textual dos alunos, assim como a proporcionar discussões sobre diversos temas relacionados à ética. O gênero selecionado para o trabalho é a crônica por se tratar de um gênero vinculado ao cotidiano, comumente acessível às experiências das pessoas, e por sua didatização, com opção por textos que tratem de questões éticas, vir a contribuir com a formação de alunos mais éticos e críticos sobre seu tempo e sua região. Os resultados da pesquisa apontam dificuldades dos alunos relativas à organização da infraestrutura geral dos textos e à articulação dos mundos discursivos, bem como limitações quanto a estratégias de referenciação textual. Mas também revelam que as narrativas que os estudantes produzem atendem a uma relativa organização do conteúdo semântico global, o que implica dizer que é necessário ampliar neles uma competência latente para compor textos bem formados quanto à sua infraestrutura. E esse resultado justifica o investimento que foi feito, neste trabalho, em uma proposta didática idealizada para futura aplicação por aqueles que apostam em mudanças na rotina das aulas de produção de textos. |
Abstract: | This work deals with the production of texts from the narrative base of the 7th year of middle school, taking ethics as the theme. The starting point is a diagnosis of the writing problems of these students in order to help them understand textual construction strategies related to the textual infrastructure (general plan, articulation of discursive worlds, types of sequences and ways of articulating them) and character referencing. It also aims, through an intervention proposal, based on the interactionist conception of language, to lead the students to reflect on ethical conduct from certain situations present in their context of living and in society in general. It is believed that exposed to these experiences, they can, through interaction and dialogue, respect attitudes and opinions, act in an authentic way, "forming ideas and being formed" in an "intimate" process of production knowledge. The work is based on the theoretical constructions of Bronckart (1999) on discursive worlds and on the dimensions of the organization of the text, it also uses the contribution of the studies on textual reference, as well as including considerations on ethics guided by Freire (2015) and Souza (1995), it also reflects on teaching-learning issues of writing based on Antunes (2003, 2010), Geraldi (1984, 1997, 2011), Koch e Elias (2011, 2015), Oliveira (2010), among others. Actually this work is participant observation research oriented to a qualitative analysis of the data, which consists of steps that involve the collection of the corpus: texts produced by the students from the presentation of reading and writing workshops using texts with a narrative basis with emphasis on themes related to ethics; description and analysis of students’ output; and the construction of a didactic proposal aimed at minimizing the identified problems related to the students' textual production, as well as providing discussions on various topics related to ethics. The genre selected for the work is the chronic one, since it is a gender linked to the daily life, commonly accessible to people's experiences, and for its didatization, with option for texts that deal with ethical issues, to contribute to the formation of more ethical and critical students about their time and region. The results of the research point to the students' difficulties regarding the organization of the general infrastructure of texts and the articulation of discursive worlds, as well as limitations regarding textual reference strategies. But they also reveal that the narratives that the students produce attend to a relative organization of the global semantic content, which implies that it is necessary to extend in them a latent competence to compose well-formed texts on their infrastructure. And this result justifies the investment that was made, in this work, in a didactic proposal idealized for future application by those who bet on changes in the routine of text production classes. |
Palavras-chave: | Produção escrita Written production Ética Ethic Construção de narrativas Construction of narratives Ensino-aprendizagem Teaching and learning |
Área de Concentração: | LINGUAGENS E LETRAMENTOS |
Linha de Pesquisa: | LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL - DIVERSIDADE SOCIAL E PRÁTICAS DOCENTES |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Letras e Comunicação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Letras ( Mestrado Profissional) - PROFLETRAS/ILC |
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