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Tipo: Dissertação
Data do documento: 2019
Autor(es): RODRIGUES, Cinara Lopes
Afiliação do(s) Autor(es): SEMED - Secretaria Municipal de Educação de Breves
Primeiro(a) Orientador(a): RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos
Título: O desenvolvimento da escrita argumentativa: uma proposta de trabalho com o gênero Meme em turma de 8º
Citar como: RODRIGUES, Cinara Lopes. O desenvolvimento da escrita argumentativa: uma proposta de trabalho com o gênero meme em turma de 8º ano. Orientadora: Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues. 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13837. Acesso em: .
Resumo: No contexto de constante evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação, emergem gêneros dotados de multimodalidade, como o gênero discursivo Meme, que caem no gosto dos usuários de redes sociais, espaço onde esse gênero circula predominantemente. Assim, observando o frequente compartilhamento de Memes e aos percebermos a dificuldade que os alunos apresentam ao desenvolver atividades que exigem competência argumentativa, surgiu a seguinte questão norteadora desta pesquisa: “Os Memes publicados/compartilhados nas redes sociais podem ser utilizados em atividades voltadas para o desenvolvimento argumentativo dos alunos?”. A partir dessa questão, levantamos a hipótese de que é possível utilizar Memes publicados em contexto de redes sociais como elementos instigadores/potencializadores da argumentação. Deste modo, estabelecemos como objetivo geral deste trabalho de pesquisa analisar o desenvolvimento argumentativo dos estudantes do 8º ano, por meio de uma proposta de trabalho com o gênero Meme. No que tange aos objetivos específicos da pesquisa, pretende-se: a) instigar o desenvolvimento da escrita argumentativa por meio da postagem de Memes em grupo de WhatsApp; e b) avaliar como atividades baseadas na utilização das redes sociais podem contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico, influenciando na escrita argumentativa. No que tange à metodologia, consiste em uma pesquisa-ação, qualitativa-interpretativa, de cunho etnográfico e de natureza aplicada. Nessa perspectiva, para verificar o nível de desenvolvimento dos alunos no que tange à desenvoltura argumentativa, foi realizada uma atividade inicial que consistiu na produção de um pequeno texto, a partir da leitura de um Meme que viralizou nas redes sociais (o garoto com a testa tatuada). A partir do diagnóstico resultante dessa atividade, foram verificadas consideráveis dificuldades referentes à habilidade argumentativa dos discentes como: dificuldade em apresentar argumentos próprios, baseados em dados e informações; dificuldade em escrever um texto argumentativo seguindo a estrutura de textos desse tipo. Com base nos resultados da diagnose e na busca pela resposta da questão-problema desta pesquisa, foi elaborado um Projeto Educacional de Intervenção (PEI), o qual teve como fundamentação teórica a metodologia de projetos de leitura e escrita de Lopes-Rossi (2008), que foi implementado em escola pública de ensino fundamental, no município de Breves-PA. A elaboração dessa proposta e as análises dos dados foram norteadas pelos estudos de Bakhtin/Volochinov (2006) e Bakhtin (2016), no que tange aos estudos da linguagem e dos gêneros discursivos; pelos estudos acerca da utilização das tecnologias no contexto escolar de Valente (1999), Braga (2013), Coscarelli(2005 e Rojo (2015); como estudos norteadores sobre o gênero discursivo Meme, utilizaremos os escritos de Maciel e Takaki (2016), além das consideráveis abordagens feitas por Koch e Elias (2015; 2016), Charaudeau (2016) e Fiorin (2017) acerca do texto argumentativo. Os resultados da intervenção mostraram que o gênero Meme, dotado de caráter humorísto, possui características argumentativas ao tratar de temas do cotidiano e pode contribuir para o desenvolvimento da escrita argumentativa, seja por meio de atividades realizadas em contexto digital ou em atividades realizadas em sala de aula, uma vez que os alunos demonstram, ainda que parcialmente, avanços relacionados à capacidade de argumentação.
Resumen: En el contexto de constante evolución de las Tecnologías de la Información y la Comunicación, surgen géneros dotados de multimodalidad, como el género discursivo Meme, que cae en el gusto de los usuarios de las redes sociales, espacio donde predomina este género. Así, al observar el frecuente intercambio de memes y darse cuenta de la dificultad que tienen los estudiantes a la hora de desarrollar actividades que requieren competencia argumentativa, surgió la siguiente pregunta orientadora de esta investigación: “Los memes publicados / compartidos en redes sociales pueden ser utilizados en actividades dirigidas al desarrollo argumentativo de ¿estudiantes? ". A partir de esta pregunta, planteamos la hipótesis de que es posible utilizar memes publicados en el contexto de las redes sociales como elementos instigadores / potenciadores del argumento. De esta manera, se estableció como objetivo general de este trabajo de investigación analizar el desarrollo argumentativo de los estudiantes de 8º grado, a través de una propuesta de trabajo con el género Meme. En cuanto a los objetivos específicos de la investigación, se pretende: a) instigar el desarrollo de la escritura argumentativa a través de la publicación de memes en un grupo de WhatsApp; yb) evaluar cómo las actividades basadas en el uso de las redes sociales pueden contribuir al desarrollo del pensamiento crítico, influyendo en la escritura argumentativa. En cuanto a la metodología, se trata de una investigación-acción, cualitativo-interpretativa, de carácter etnográfico y de carácter aplicado. En esta perspectiva, para verificar el nivel de desarrollo de los estudiantes en lo que respecta al ingenio argumentativo, se realizó una actividad inicial que consistió en la producción de un texto breve, a partir de la lectura de un Meme que se viralizó en las redes sociales (el niño con la frente tatuada). Con base en el diagnóstico resultante de esta actividad, se encontraron considerables dificultades en cuanto a la capacidad argumentativa de los estudiantes, tales como: dificultad para presentar sus propios argumentos, basados en datos e información; dificultad para escribir un texto argumentativo siguiendo la estructura de dichos textos. A partir de los resultados del diagnóstico y la búsqueda de la respuesta a la pregunta-problema de esta investigación, se elaboró un Proyecto de Intervención Educativa (PEI), que tuvo como base teórica la metodología de proyectos de lectura y escritura de Lopes-Rossi (2008 ), que se implementó en una escuela primaria pública de la ciudad de Breves-PA. La elaboración de esta propuesta y el análisis de los datos fueron guiados por los estudios de Bakhtin / Volochinov (2006) y Bakhtin (2016), en lo que respecta a los estudios del lenguaje y los géneros discursivos; para estudios sobre el uso de tecnologías en el contexto escolar de Valente (1999), Braga (2013), Coscarelli (2005 y Rojo (2015); como estudios orientadores sobre el género discursivo Meme, utilizaremos los escritos de Maciel y Takaki ( 2016)), además de las considerables aproximaciones realizadas por Koch y Elias (2015; 2016), Charaudeau (2016) y Fiorin (2017) sobre el texto argumentativo. Los resultados de la La intervención mostró que el Meme de género, dotado de carácter humorístico, tiene características argumentativas al tratar temas cotidianos y puede contribuir al desarrollo de la escritura argumentativa, ya sea a través de actividades realizadas en contexto digital o en actividades realizadas en el aula, una vez que los alumnos demuestren , aunque parcialmente, avances relacionados con la capacidad de argumentación.
Palavras-chave: Argumentação
Argumentación
Multiletramentos
Multi herramientas
Redes Sociais
Redes sociales
Meme
Área de Concentração: LINGUAGENS E LETRAMENTOS
Linha de Pesquisa: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL - DIVERSIDADE SOCIAL E PRÁTICAS DOCENTES
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras ( Mestrado Profissional) - PROFLETRAS/ILC

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