Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13838
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 13-Oct-2021
metadata.dc.creator: REIS JUNIOR, Nixon José da Silva
metadata.dc.description.affiliation: Colégio Aslan
metadata.dc.contributor.advisor1: PESSOA, Wilton Rabelo
Title: Qualidade da água doméstica como tema para o ensino de processos de separação de misturas no ensino fundamental: aproximações com a perspectiva CTS
Citation: REIS JUNIOR, Nixon José da Silva. Qualidade da água doméstica como tema para o ensino de processos de separação de misturas no ensino fundamental: aproximações com a perspectiva CTS. Orientador: Prof. Dr. Wilton Rabelo Pessoa. 2021. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13838. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Essa dissertação apresenta uma pesquisa ação no âmbito da formação cidadã, baseando-se na produção e utilização de um produto educacional. Frente à necessidadede um ensino de ciências voltado à cidadania e valores éticos aplicados a conflitos socioambientais onde existem influências de fatores científicos e tecnológicos, essa pesquisa tem como objetivo geral verificar possíveis potencialidades para a formação cidadã e o ensino de processos de separação de misturas vinculadas ao tratamento de água, a partir da aplicação do material temático produzido pelo professor pesquisador. A pesquisa possui cunho qualitativo e os resultados foram organizados a partir de aproximações da análise de conteúdo das produções textuais dos alunos e de observações e reflexões do professor pesquisador, que mediou o processo de forma dialógica. Os resultados mostram algumas contribuições no que tange o objetivo geral, todavia o surgimento de adversidades e falta de interação dos alunos durante a aplicação do material temático possibilitou o surgimento de novas reflexões quanto ao planejamento, elaboração e aplicação de um material temático na perspectiva CTS.
Abstract: This dissertation presents an action research in the scope of citizen formation, based on the production and use of an educational product. Faced with the need for science education aimed at citizenship and ethical values applied to socio-environmental conflicts where there are influences of scientific and technological factors, this research has as general objective to verify possible potential for citizenship education and the teaching of processes of separation of related mixtures to water treatment, from the application of thematic material produced by the researcher professor. The research has a qualitative nature and the results were organized from approaches to content analysis of textual productions of students and observations and reflections of the researcher teacher, who mediated the process in a dialogic way. The results show some contributions regarding the general objective, however the emergence of adversities and lack of student interaction during the application of thematic material allowed the emergence of new reflections on the planning, elaboration and application of a thematic material in the STS perspective.
Keywords: Formação cidadã
Material temático
Separação de misturas
Citizenship education
Thematic material
Separation of mixtures
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMÁTICA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação Matemática e Científica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_LínguaEnsinoDesafios.pdf1,11 MBAdobe PDFView/Open
Produto_QualidadeAguaDomestica.pdf1,91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.