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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13845
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 7-Nov-2016 |
Autor(es): | SERIQUE, Igor Dias |
Primeiro(a) Orientador(a): | GALVÃO, Olavo de Faria |
Primeiro(a) coorientador(a): | MONTEIRO, Dionne Cavalcante |
Título: | Modelagem da resposta de arrastar um cursor numa tela sensível ao toque em macacosprego (Sapajus spp.). |
Título(s) alternativo(s): | Shaping of the drag response in a touchscreen in capuchin monkeys macacos-prego (Sapajus spp.). |
Agência de fomento: | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
Citar como: | SERIQUE, Igor Dias. Modelagem da resposta de arrastar um cursor numa tela sensível ao toque em macacosprego (Sapajus spp.). Orientador: Olavo de Faria Galvão; Coorientador: Dionne Cavalcante Monteiro. 2016. 48 f. Dissertação (Mestrado em Neurociências e Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13845. Acesso em: |
Resumo: | Nos animais longevos ocorre grande desenvolvimento motor ao longo da vida, e os movimentos finos são importantes na adaptação ao ambiente. Os movimentos melhoram com a prática de antecipar obstáculos e corrigi-los conforme os resultados. Com as novas tecnologias de informática interativa, o uso da tela sensível ao toque passou a requerer diversos movimentos para executar tarefas que exigem compreensão dos estímulos visualizados. A habilidade manual e o uso de ferramentas por macacosprego já foram descritas, indicando que além do toque na tela, resposta usada no modelo atual de estudos do potencial simbólico, o macaco-prego seria capaz, por exemplo, de aprender a arrastar um estímulo na tela entre dois pontos definidos, permitindo ampliar o modelo de estudos do potencial simbólico. Este estudo é uma experiência original de ensinar macacos-prego a arrastar estímulos até um alvo, que corresponde a um primeiro passo para estudos posteriores de discriminação entre alvos e pistas falsas. Usando-se quatro macacos-prego do gênero Sapajus spp. foi feita a modelagem, com reforçamento diferencial por aproximações sucessivas da resposta de arrastar, em uma touchscreen, um estímulo apresentado no centro da tela até uma barreira circular em torno dele, cuja distância aumentava gradualmente. Os sujeitos adquiriram a resposta. Demonstrou-se que podemos usar a resposta de arrastar, aumentando o escopo das pesquisas sobre cognição e potencial simbólico do macaco-prego com tarefas que envolvem arrastar estímulos para alvos, ensinar novos repertórios relacionais e testar relações emergentes. |
Abstract: | Longlived animals have expressive motor development during life time. Fine movements are part of the adaptation to environmental needs. Movements improve with exercise while antecipation of obstacles and movement corrections are learned as a function of results obtained. With the new interactive computer technologies, the use of the touchscreen now requires a number of movements to accomplish tasks that involve the understanding of the stimulus presented and the relations among them. Studies on the manual skill and the use of tools in capuchin monkeys indicate that besides the touch the capuchin monkey would be able, for example, to "drag" stimuli between two conspicuous points on the screen after shaping of this response. This study is an original experience of teaching capuchins to drag stimuli to a target, a first step for later studies including targets and decoys. Four capuchins served as subjects (genera Sapajus spp.) of this study that aimed to verify whether capuchin monkeys would learn to drag stimuli on a "touchscreen". After the shapping of the response by differential reinforcement the subjects were trained to drag a circle presented in the center of the screen until reaching a gradually larger circle around it. Results showed that the drag response, including simple and conditional “drag to a target” can be used with these subjects, and will possibly allow a new generation of research on cognition and symbolic potential, allowing to teach new stimulus relations repertoires and emergent relations tests. |
Palavras-chave: | Movimentos finos Sapajus spp Tela sensível Fine movements Touchscreen |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Neurociências e Comportamento (Mestrado) - PPGNC/NTPC |
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