Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13847
Tipo: Dissertação
Data do documento: 27-Jan-2017
Autor(es): PARANHOS, Alna Carolina Mendes
Primeiro(a) Orientador(a): PARACAMPO, Carla Cristina Paiva
Primeiro(a) coorientador(a): SOUZA, Givago da Silva
Título: Teste de equivalência e exame eletrofisiológico em pessoas acometidas por acidente vascular cerebral com e sem comprometimento cognitivo.
Título(s) alternativo(s): Equivalence test and event-related potential in stroke survivors with and without cognitive impairment
Citar como: PARANHOS, Alna Carolina Mendes. Teste de equivalência e exame eletrofisiológico em pessoas acometidas por acidente vascular cerebral com e sem comprometimento cognitivo. Orientadora: Carla Cristina Paiva Paracampo; Coorientador: Givago da Silva Souza. 2017. 64 f. Dissertação (Mestrado em Neurociências e Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13847. Acesso em:
Resumo: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um distúrbio neurológico causado por uma anormalidade na circulação cerebral. Cerca de 30% das vítimas apresentarão comprometimento cognitivo três meses após a lesão e 10% algum tipo de demência. Na área da Neurociência e Comportamento, estudos têm sugerido que a onda N400 é ativada tanto em tarefas de escolha semântica quanto em teste de equivalência. O presente estudo objetivou (1) estudar o aprendizado de relações condicionais e formação de classes de equivalência em pessoas acometidas por AVC, com e sem comprometimento cognitivo (2) verificar a ocorrência e qualidade da onda N400 em diferentes condições de estimulação, envolvendo pares de estímulos relacionados e não relacionados, antes e depois do treino de relações condicionais. Para tanto, 18 participantes (nove em cada estudo) foram divididos em três grupos – Grupo Controle (GC), composto por adultos saudáveis; e dois Grupos Experimentais, sendo um com pacientes de AVC sem comprometimento cognitivo (GE1) e outro com comprometimento cognitivo (GE2). No Estudo 1, todos os participantes foram expostos a uma estrutura de treino de relações condicionais arbitrá- rias do tipo AB, AC e AD, e posterior teste de equivalência. O Estudo 2, era idêntico ao Estudo 1 no que se refere ao protocolo de ensino de relações condicionais utilizado, a diferença constou na realização de registros eletrofisiológicos em todos os participantes, antes e depois do treino das relações condicionais. Os resultados do Estudo 1 e 2 sugerem que o protocolo de ensino utilizado foi eficaz no estabelecimento de relações condicionais arbitrárias e formação de classes de equivalência para os participantes dos Grupos GC e GE1, e não eficaz para os participantes do GE2. No Estudo 2, os Participantes P21, P22 e P24 apresentaram a ocorrência da onda N400 nas quatro condições de estimulação; P26 em três condições de estimulação; P27 e P29 em nenhuma condição de estimulação. Os resultados sugerem uma relação direta entre o grau aprendizado das relações condicionais e formação de classes de equivalência com a ocorrência e qualidade da onda N400. O presente estudo estende as análises desta correlação ao conduzir os experimentos com uma população de AVC, com e sem comprometimento cognitivo, tendo grande aplicabilidade no contexto da avaliação e reabilitação cognitiva.
Abstract: Stroke is a neurological dysfunction caused by an abnormality in the cerebral circulation. About 30% of the victims will present cognitive impairment three months after the injury and 10% some type of dementia. In the area of Neuroscience and Behavior, studies have suggested that the N400 component is activated both in semantic choice tasks and in equivalence tests. The present study aimed (1) to study the learning of conditional relations and equivalence test in stroke survivors with and without cognitive impairment and (2) to verify the occurrence and quality of the N400 component in diferent stimuli conditions with the presentation of equivalent and non-equivalent pairs, before and after training of conditional relations and equivalence test. Eighteen participants (nine in each study) distributed into three groups - Control Group (GC), composed of healthy adults; And two Experimental Groups, stroke patients without cognitive impairment (GE1) and patients with cognitive impairment (GE2). In Study 1, all participants were exposed to a training structure of arbitrary conditional relations AB, AC and AD, and subsequent equivalence test. Study 2 was identical to Study 1 regarding the conditional teaching protocol used, the difference was in the event-related potential records in the participants, before and after the equivalence method. The results of Study 1 and 2 suggest that the teaching protocol used was effective in establishing arbitrary conditional relations and equivalence classes for GC and GE1 participants but not effective for participants in GE2. In Study 2, the occurrence of the N400 component was ob served in the four stimulation conditions in the event-related potential records of the Participants P21 (GC), P23 (GC) and P24 (GE1), in the Participant P26 (GE1) in three stimulation conditions and in Participants P27 (GE2) and P29 (GE2) in none of the four stimulation conditions. The results suggest a direct relation between the degree of learning of conditional relations and the formation of equivalence classes with the occurrence and quality of the N400 component. The present study extends the analyzes of this correlation when conducting the experiments with a population of stroke, with and without cognitive impairment, having great applicability in the context of cognitive evaluation and rehabilitation.
Palavras-chave: Acidente vascular cerebral
Equivalência de estímulos
Eletrofisiologia
Stroke
Stimulus equivalence
Event-related potentials
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento
Programa: Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://ppgnc.propesp.ufpa.br/index.php/br/teses-e-dissertacoes/dissertacoes/144-2017
Aparece nas coleções:Dissertações em Neurociências e Comportamento (Mestrado) - PPGNC/NTPC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_TesteEquivalenciaExame.pdf3,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons