Revisão integrativa sobre conceitos analítico-comportamentais relacionados ao desenvolvimento

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2017

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Universidade Federal do Pará

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Acesso Aberto
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JIMÉNEZ, Érika Larissa de Oliveira. Revisão integrativa sobre conceitos analítico-comportamentais relacionados ao desenvolvimento. Orientador: Paulo Roney Kilpp Goulart; Coorientador: Mauro Silva Júnior. 2017. 104 f. Dissertação (Mestrado em Neurociências e Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/. Acesso em:

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Por meio de revisão integrativa, foram revisados os conceitos analítico-comportamentais relacionados ao Desenvolvimento: behavioral traps, cumulative-hierarchical learning, pivotal behaviors e behavioral cusps. A partir da revisão, possibilidades de interlocução e limites entre a Análise do Comportamento (AC) e a Abordagem de Sistemas em Desenvolvimento (ASD) foram discutidos. Utilizou-se para a busca o Portal de Periódicos da CAPES e foram selecionados apenas artigos revisados por pares, publicados entre 1967 e dezembro de 2016, escritos em inglês ou português, que continham exatamente os termos de busca no título, resumo ou palavras-chave. Após a aplicação destes critérios e a eliminação das repetições, restaram 25 artigos selecionados. A análise apontou behavioral traps como um conceito que trata de arranjos sociais específicos não controlados experimentalmente relacionados com mudanças amplas no repertório. Para cumulative-hierarchical learning (CHL) as aprendizagens ocorrem em processos longos e tendem a se tornar mais complexas ao longo da vida. O basic behavioral repertoire (BBR) se referiria à influência de aprendizagens prévias sobre o repertório atual. CHL e BBR apresentam imprecisões em suas definições, de forma mais acentuada para BBR. Quanto aos fenômenos que abarcam, pivotal behaviors e behavioral cusps apresentam semelhanças entre si por tratarem de comportamentos críticos para o desenvolvimento. No entanto, behavioral cusps é considerado mais abrangente. Verificou-se que embora a Análise do Comportamento e a Abordagem de Sistemas em Desenvolvimento sejam disciplinas independentes, há similaridade entre alguns de seus conceitos princípios. A interlocução entre a AC e ASD pode contribuir para ampliar o escopo de variáveis passíveis de uma investigação comportamental ao questionar fenômenos desenvolvimentais antes designados como exclusivamente biológicos.

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JIMÉNEZ, Érika Larissa de Oliveira. Revisão integrativa sobre conceitos analítico-comportamentais relacionados ao desenvolvimento. Orientador: Paulo Roney Kilpp Goulart; Coorientador: Mauro Silva Júnior. 2017. 104 f. Dissertação (Mestrado em Neurociências e Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/. Acesso em: